Home Legislativo Vereador Professor Enos quer comissão Portogauchense para acompanhar projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Castanheira

Vereador Professor Enos quer comissão Portogauchense para acompanhar projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Castanheira

4 min ler
0

Preocupado com a questão ambiental, e com possíveis impactos negativos que a região do vale do Arinos possa sofrer caso se concretiza a construção da Usina Hidrelétrica Castanheira no rio Arinos no município de Juara, o vereador Professor Enos (PT) propôs durante sessão na câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos, que o poder executivo municipal crie um corpo técnico para acompanhar os tramites e o projeto de constrição da Usina.

Na indicação direcionada ao prefeito municipal e a secretária de Meio Ambiente e Turismo, o parlamentar propõe que a comissão seja composta pela assessoria Jurídica do município, secretária de Meio Ambiente, representante da Câmara de Vereadores, representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente e outros profissionais da área.

Enos pede que a comissão seja nomeada por instrumento adequado da administração pública, com objetivo de acompanhar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da UHE Castanheira, para emitir pareceres e avaliar a necessidade de prever no contrato algum tipo de compensação ao município de Porto dos Gaúchos, que por enquanto está sendo deixado fora da compensação financeira pelos impactos ambientais.

“É de conhecimento de todos que se encontra em adiantado estágio a tramitação para a construção de uma Usina Hidrelétrica no Rio Arinos na altura do município de Juara. Diante disso e considerando a relação cultural econômica, social e ambiental que a nossa população tem com o Rio Arinos se faz necessário um acompanhamento rigoroso de todo esse projeto”, justificou Professor Enos.

Enos relatou que as audiências realizadas recentemente pelo Ministério Público, foi no sentido de deixar a população de sobreaviso sobre o que pode ocorrer caso a obra se concretize. “Vamos deixar de ter um rio pra ter uma grande represa, pois é isso que vai acontecer quando fizerem uma barragem lá embaixo no rio Arinos”, disse.

Por fim, Enos parabenizou a escolha municipal Gustavo Adolfo Wilke pelos 26 anos de atividades comemorado neste dia 12 de março, e parabenizou também a todas as mulheres pelo dia internacional comemorado no último dia 08 de março.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Legislativo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…