Porto dos Gaúchos

Delegado alerta sobre golpe que clona contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos seus contatos

O delegado de Polícia Civil de Porto dos Gaúchos, Albertino Felix de Brito Junior, emitiu alerta a imprensa para divulgar o golpe que está sendo muito usado na região ultimamente, e que já fez algumas vítimas.

O golpe consiste na clonagem da conta do WhatsApp da vítima por criminosos para roubar dinheiro de amigos e parentes. O golpe pode contar com a ajuda de funcionários de operadoras, que transferem o número de celular do alvo para outro chip, e permitem que o aplicativo de mensagens seja ativado em outro aparelho. De posse da conta do aplicativo, os criminosos se passam pela vítima para pedir dinheiro a contatos próximos.

O delegado orienta para que não confirmem realização de transação financeira, sem antes saber da verdadeira identidade da pessoa que está pedindo. Uma das melhores formas é ligar para a pessoa para confirmar se é ela mesma que está usando o Whatsapp.

“Principalmente comerciantes e pessoas idosas, muita atenção. Se por ventura desconfiarem desse tipo de golpe, procure a delegacia para registar Boletim, pois ao que tudo indica tem uma quadrilha agindo, possivelmente com integrantes da região. Todo cuidado com o seu patrimônio é pouco mediante esse tipo de gente”, alertou a autoridade policial.

Para se precaver desse tipo de clonagem no seu aplicativo Whatsapp, é importante ter o recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso seu WhatsApp seja ativado em outro celular, precisará, além do SMS de verificação, de uma senha de 6 dígitos que só você possui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com