A Prefeitura de Porto dos Gaúchos, por meio da secretaria municipal de Saúde abriu nesta sexta-feira dia 26 de junho o cadastramento para pessoas entre 18 a 59 anos, que sejam residentes no município, receberem a dose da vacina contra a covid-19.
O cadastramento deve ser feito no site da prefeitura, através de um link disponibilizado na página inicial do site ou clicando AQUI NESTE LINK
“Foi uma forma que chegamos após nos reunirmos com o prefeito Vanderlei e com a coordenadora da vacinação contra covid no município, Gina Capelin. Criamos um link onde a pessoa devera preencher corretamente, se identificar, informar seu local de residência, idade, seu agente de saúde, e dessa forma assim que as vacinas forem chegando vamos dando andamento para as pessoas irem sendo vacinadas” explica o secretário de Saúde do município Nolar Soares de Almeida.
Nolar frisa que as pessoas de 18 a 59 anos que efetuarem o cadastramento serão chamadas na forma decrescente, ou seja começando com as de 59 anos primeiro. “Uma vez chamadas, nos iremos buscar junto aos agentes comunitários de saúde toda comprovação para saber se a pessoa realmente reside no município. Esse é um cuidado que teremos para dar um bom andamento para vacinar toda nossa população”, destaca Nolar.
Conforme o secretário, mesmo com o cadastramento para as pessoas nessa faixa etária de 18 a 59 anos aberto, as pessoas que pertencem a grupos prioritários e com comorbidades continuam sendo vacinadas de forma continua conforme o comparecimento.
“Com esse cadastramento, nossa população vai ser assistida, tanto na sede do município como nas comunidades de São João, Engano, Novo Paraná e o interior como um todo, pois passamos a saber os interessados que querem receber a vacina. As pessoas que por ventura tiverem dificuldade em realizar o cadastro online, procurem a secretaria de Saúde, procurem seu agente comunitário de saúde para auxiliar para que esse cadastro seja realizado para chegar até nos de forma correta para a vacinação de concretizar. Peço a população que fique tranquila, pois todo o processo e trabalho desenvolvido pelas equipes da secretaria de Saúde está sendo realizado da melhor forma como o Ministério da Saúde determina”.
Nolar lembra, no entanto, que mesmo fazendo o cadastramento, não representa que a pessoa será vacinada de imediato, pois a chamada para a vacinação será na forma decrescente, e conforme forem chegando as doses de vacinas no município.
“Tendo vacina a gente já busca as pessoas na sequência por idade decrescente, informando o dia, local e data da vacinação, evitando aglomerações. Só dependemos de as vacinas irem chegando pra darmos andamento nesse processo. As vacinas chegam de acordo com a proporção da população e assim que recebemos, vacinamos, e já garantimos a segunda dose para a pessoa vacinada com a primeira dose, guardando a segunda dose. Quem tiver alguma dúvida, pode nos procurar que passamos todas as informações necessárias, pra isso colocamos a secretaria de Saúde a disposição e toda a equipe da mesma forma” destaca Nolar Soares.
Ouça o áudio…
Fonte: Porto Notícias