A Prefeitura municipal de Porto dos Gaúchos, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta sexta-feira 04 de novembro, o 1º Seminário Municipal de Alfabetização do Programa Alfabetiza-MT, que reúne profissionais de educação.
A abertura no auditório da escola municipal Gustavo Adolfo Wilke teve a presença do prefeito municipal Vanderlei de Abreu, da presidente da câmara de vereadores Ângela Piovesan, do secretário de educação Paulo Celso Ortega, de coordenadores e diretores de escolas, além da presença da coordenadora regional do Alfabetiza-MT, com sede em Juína, Elis Regina Vilela Batisti, que disse que o objetivo é promover a troca de experiências e práticas exitosas na regional entre os educadores; “Colaborar e fazer uma gestão compartilhada e fortalecer a gestão municipal e escolar. Por isso o governo do estado implantou esse programa em julho e agosto de 2021 através de lei. Os municípios fizeram adesão ao programa e a partir daí vem sendo feito todo esse trabalho que vem dando resultados”, disse.
O secretário Paulo Celso, destacou que o 1º Seminário de Alfabetização acontece pra fechar todo um trabalho que foi realizado ao longo do ano na formação dos profissionais que atuam na área da alfabetização. “O programa visa fazer com que as crianças tenham oportunidade de serem alfabetizadas até os dois anos, que é a idade ideal, para que a partir daí elas possam desenvolver todas as outras etapas da educação. É um trabalho que vem sendo bem feito pelas coordenadoras Rosa Amélia, Flavia Muniz e Adriana Oliveira, de forma que vem a complementar e dar mais qualidade na educação municipal”, pontuou.
A presidente do legislativo municipal e o prefeito, também destacaram a importância do seminário. “Educação é o pilar, é preciso estar sempre valorizando a educação pra que tenhamos sempre pessoas de sucesso no futuro. A chave do sucesso é a educação e por isso essa importância, parabéns a todos os evolvidos”, disse a vereadora Ângela Piovesan.
Conforme o prefeito Vanderlei, além de oferecer capacitação aos profissionais e proporcionar qualidade no ensino, a pauta da educação colabora com município como um todo; “O ICMS para o município por exemplo, uma parte é paga em cima dos índices de desenvolvimento da educação, então ficamos tranquilos por saber da capacidade de nossos educadores em melhorarem sempre para consequentemente melhorar também nossos índices. Tenho certeza que teremos resultados satisfatórios lá na frente”, salientou.
Fonte: Porto Noticias