O Governo de Mato Grosso aprimorou o método para definir a classificação de risco dos municípios em relação ao avanço da covid-19. De acordo com a alteração, a taxa de crescimento da contaminação passa a levar em conta a relação entre o número acumulado de pessoas infectadas no município, no dia da divulgação do boletim, com o acumulado de 14 quatorze dias antes.
O município de Porto dos Gaúchos que conforme o ultimo boletim de nº 255, divulgado neste sexta-feira dia 19 de março pela secretaria municipal de saúde tem 25 ativos da doença, está classificado com risco moderado de contaminação. Porto dos Gaúchos é o que menos registrou óbitos em decorrência da doença no vale do Arinos, tendo confirmados 02 desde que começou a pandemia em março do ano passado.
Já o município de Tabaporã, também na região do vale do Arinos ficou na classificação de risco alto para contaminação. Outras 20 cidades estão classificadas na categoria de risco alto para a contaminação do coronavírus, são elas: Alto Taquari, Aripuanã, Brasnorte, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Colniza, Figueirópolis D’Oeste, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Paranatinga, Planalto da Serra, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sapezal, Tapurah, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Juara, município polo na região do vale do Arinos está classificação de risco muito alto para o coronavírus. Além de Juara; Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cláudia, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande estão nesta classificação de alerta.
Os dados constam no Boletim Informativo n° 375, com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, emitido pela secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) na quinta-feira (18.03)
Fonte: Porto Notícias