A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na tarde desta sexta-feira (21), da abertura da Assembleia Geral Virtual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). A Assembleia presidida pelo presidente Valdeir Pereira contou com participação de profissionais da educação de todas as regiões do Estado e do presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT), Henrique Lopes.
A parlamentar fez um relato das últimas votações no Congresso e citou a luta contra o Projeto de Lei (PL) 5595/2020, que obriga o retorno das aulas presenciais sem vacina para os educadores e educadoras e sem segurança sanitária.
“Quando o PL foi para o Senado dialoguei rapidamente com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo e com os presidentes da Confederação Nacional dos Secretários de Estado de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Articulamos uma nota pública e conseguimos adesão de 129 entidades nacionais de educação, inclusive do Sintep-MT”, disse.
Ela também informou sobre as reuniões que articulou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e com o relator do PL, Marcos do Val (Podemos-ES). “Conseguimos barrar a votação no Senado, que abriu prazo para debate do projeto. Precisamos continuar mobilizados, para que essa proposta não seja aprovada”, afirmou.
A deputada criticou o governo de Mato Grosso por determinar a volta das aulas presenciais nas Escolas do Estado. “O governo do Estado precisa garantir vacina no braço de todos/as profissionais da educação. Em primeiro lugar a vida”, afirmou.
A Assembleia do Sintep-MT prosseguiu para deliberação da seguinte pauta:
1-Informe Gerais
2- Avaliar e deliberar sobre o Estado de Greve, considerando as implicações do retorno às atividades presenciais nas Unidades Escolares da Rede Estadual, no contexto da pandemia.
3- Calendário de mobilização e encaminhamentos
4 – Outros
Volney Albano/Assessoria