A pedagoga mestra em educação, Daniele Trevisan,34 que leciona em Porto dos Gaúchos foi uma das 02 dentre 100 docentes de todo Brasil selecionadas para passar seis semanas, entre novembro e dezembro deste ano, na cidade do Porto (Norte de Portugal), onde e irá se aprofundar em conteúdos relacionados à Ciência Cognitiva da Leitura e conhecer algumas escolas da região.
Além de Daniele, a outra selecionada de Mato Geosso foi a professora Claudia Leite Brandão, de 44 anos, atua como Coordenadora Regional do Alfabetiza MT em Primavera do Leste.
A seleção pelo programa e a experiência na Europa rendeu satisfação pessoal e profissional as selecionadas.
Daniele Trevisan que é professora da Educação Básica e atua na Escola Estadual José Alves Bezerra, pontua que a experiência internacional é crucial para a troca de métodos diversos aplicados nos diferentes continentes. Na sua leitura, isso amplia o conhecimento e as possibilidades de ressignificar as práticas educacionais adotadas no Brasil, proporcionando melhorias à realidade do país.
O processo de seleção do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores em Portugal foi direcionado para selecionar professores do Brasil que exercem a função na docência com as turmas do 1º/2º ano do Ensino Fundamental ou com a formação de alfabetizadores.
Foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 2 reservadas para cada Unidade da Federação (UF), e 46 (quarenta e seis) vagas abertas à ampla concorrência em âmbito nacional. Os interessados deveriam elaborar um projeto de formação e um projeto de intervenção na área de alfabetização. A seleção ocorreu em duas etapas, sendo a primeira a análise técnica e a segunda a análise de mérito a partir dos projetos enviados.
Para serem selecionadas, cada professora desenvolveu um projeto, com duas frentes de análise. Uma contendo um plano de intervenção pedagógica e outra um plano de formação continuada. Os objetivos das pesquisas visaram compreender, desenvolver habilidades e melhorar resultados de alfabetização e leitura para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental através do conhecimento da cognição e da metacognição.
Após o período de estágio, Daniele pretende retornar ao Brasil para aplicar e compartilhar o que absorveu em Portugal e, consequentemente, contribuir com a educação em Mato Grosso.
Daniele Trevisan é natural de Maracaju/MS, 34 anos, professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC/MT, atuando no município de Porto dos Gaúchos/MT, Escola Estadual José Alves Bezerra. Licenciada em Pedagogia, com mestrado em Educação e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – PPGE/UFMT.
Fonte: Redação do Porto Noticias