O padre Everaldo Aparecido Francisco, da igreja Católica de Porto dos Gaúchos foi picado por uma cobra jararaca na manhã da última segunda-feira dia 17 de outubro.
O fato aconteceu no sitio cachoeira, conhecido como “sitio dos padres”, que fica as margens da MT-338, entre Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte. Ele relatou que estava carpindo no sitio, quando resolveu cortar atalho por um capinzal, e acabou pisando em cima da cobra.
Após ser picado, ele disse que se dirigiu ao hospital em Porto dos Gaúchos e cerca de 40 minutos depois já estava tomando o soro antiofídico. “No dia senti muita dor, mas agora já não sinto mais dores continuas, dói apenas se pôr a perna pra baixo, tipo ficar em pé, mas no mais estou bem graças a Deus”, disse o padre.
O seu veneno da jararaca é potente, ataca o sistema nervoso e pode matar nas primeiras 24 horas se a vítima não buscar socorro imediato, principalmente se a vítima for uma criança.
Quais as sequelas de uma picada de cobra jararaca?
O grande problema são as lesões no local da picada caracterizadas principalmente por edema, inflamação e hemorragia, que não são neutralizadas pelo soro antiofídico. Cerca de 10% das vítimas ficam com alguma sequela grave, que podem ser perda da função ou até mesmo amputação do local afetado.
Fonte: Porto Noticias