O Flamengo é campeão da Copa do Brasil. Após dramático empate em 1 a 1 diante do Corinthians no tempo regulamentar, o clube carioca venceu, nos pênaltis, o adversário por 6 a 5 no Maracanã. Responsável pela última cobrança de sua equipe, o lateral Rodinei não decepcionou e fez a alegria da torcida presente no estádio do Rio. No tempo normal, Pedro havia aberto o placar, e Giuliano empatado para o Corinthians.
O Rubro-Negro se torna tetracampeão da Copa do Brasil (1990, 2006, 2013 e agora 2022), volta a erguer uma taça após quatro vices seguidos e ainda pode ganhar mais uma daqui a dez dias: a final da Libertadores contra o Athletico está marcada para sábado que vem (29), em Guayaquil (EQU).
Já o Corinthians precisa se recompor nas seis rodadas que restam do Brasileirão para confirmar seu lugar na próxima Libertadores. O time volta a campo neste sábado (22) para jogar o clássico contra o Santos na Vila Belmiro. Como foram os pênaltis Fábio Santos abriu a disputa com um chute rasteiro, no cantinho, e Cássio defendeu a cobrança de Filipe Luís logo em seguida. Giuliano deslocou o goleiro.
Como foram os pênaltis:
Fábio Santos abriu a disputa com um chute rasteiro, no cantinho, e Cássio defendeu a cobrança de Filipe Luís logo em seguida. Giuliano deslocou o goleiro Santos, e David Luiz mandou no ângulo. Renato Augusto e Léo Pereira converteram batendo no meio do gol. Aí Fagner chutou forte demais e parou no travessão, por isso Everton Ribeiro empatou a disputa em 3 a 3. Yuri Alberto e Gabigol fizeram, e a decisão foi para as alternadas. Maycon e Cebolinha acertaram. Nas cobranças decisivas, Mateus Vital mandou longe, e Rodinei fez o gol do título.
Atuação do Flamengo:
Recuo quase custa caro Com João Gomes suspenso, Dorival Jr. optou por Vidal, como esperado, e não mudou a estrutura da equipe. O Flamengo ditou o ritmo do primeiro tempo: marcou forte na saída de bola do Corinthians, teve a bola no campo de ataque, abriu o placar cedo e ainda teve outras chances. Depois do intervalo, caiu de ritmo e pareceu atrair mais o adversário, apostando nas saídas em velocidade. Dorival não fez substituições de “seis por meia dúzia”, tirando Vidal e Thiago Maia para as entradas de Matheuzinho e Fabrício Bruno. Em certo momento, os visitantes conseguiram pressionar e empatar.
Com quatro troféus do torneio, o Flamengo se igualou ao Palmeiras em número de títulos e assumiu a terceira posição no ranking dos campeões. O grande líder é o Cruzeiro.