Home Agronegócio Porto dos Gaúchos está entre os 50 municípios mais ricos do Agro no Brasil, e Mato Grosso ultrapassa Argentina na produção

Porto dos Gaúchos está entre os 50 municípios mais ricos do Agro no Brasil, e Mato Grosso ultrapassa Argentina na produção

5 min ler
0

A maior parte dos 100 municípios mais ricos do Brasil está em Mato Grosso, que tem 35 municípios na lista.

A análise feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), basicamente repete os números já divulgados no inicio de 2022, e leva em conta principalmente o valor da produção das lavouras e o Produto Interno Bruto – PIB das cidades.

O município de Porto dos Gaúchos se destaca como o mais rico na região do vale do Arinos, sendo apontado na 31° entre os 100 mais ricos no ranking do Agro Brasileiro.

O cultivo de soja, algodão e milho são as principais culturas responsáveis pelo desempenho das cidades mais ricas do Brasil.

A análise foi feita em cima dos dados da produção agrícola municipal, referentes a 2020. A expectativa do prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu que comemorou o êxito do município, é que na safra 2022/2023, esta colocação já tenha sido superada.

“Nosso município aumenta a área de plantio em media de 15% a 20% ao ano, todo ano tem pastagem virando soja, então eu acredito que já tenhamos melhorado um pouco, embora os outros municípios também estejam melhorando. Estamos também entre os 10 maiores produtores do estado de MT”, ressaltou o prefeito que citou várias áreas em pastagens que viraram plantações de lavoura no último ano.

Outro município da região que aparece bem colocado entre os 100 mais ricos do Brasil no Agro é Tabaporã, que aparece na 52ª posição.

Sorriso no MT, continua sendo o município mais rico do Brasil, seguido por São Desidério-BA, e Sapezal e Campo Novo do Parecis ambos também no MT.

Mato Grosso supera Argentina

A safra recorde de 44 milhões de toneladas de soja nesta temporada pôs Mato Grosso como o terceiro maior produtor de soja, à frente da Argentina. A produção corresponde a pouco mais de 30% que a do país vizinho, que teve seu cultivo reduzido para cerca de 40 milhões de toneladas.

A safra da Argentina foi prejudicada pelas condições climáticas adversas, sobretudo a estiagem. Em situação normal, a produção daquele país chega perto de 50 milhões de toneladas.

Atualmente, o Brasil ocupa a primeira posição no ranking mundial de maiores produtores de soja, com uma projeção de 151 milhões de toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os Estados Unidos estão em segundo lugar, com uma produção estimada em 121 milhões de toneladas para este ciclo.

A Argentina ocupa a terceira posição. Se Mato Grosso entrasse nessa lista como um país, o vizinho ficaria para trás. A produção de soja do Estado representa 30% do volume colhido no país.

Fonte: Redação do Porto Noticias

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Politec de Juína procura por familiares de homem encontrado morto em Novo Horizonte do Norte

A Gerência Regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Juína procura …