O chanceler russo, Sergei Lavrov, agradeceu o Brasil nesta segunda-feira pela contribuição para a solução do conflito na Ucrânia, comentário que vem em meio aos repetidos pedidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O cessar-fogo imediato foi reiterado pelo governo brasileiro durante o encontro entre o chanceler e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, em Brasília.
Após a reunião no Itamaraty, Lavrov disse ainda que a Rússia vai se manifestar a favor da participação do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Lavrov também afirmou que os países farão esforços para ampliar a colaboração na área de energia, especialmente em energia nuclear pacífica. O chanceler ainda disse que os dois países estão reafirmando a cooperação construtiva, que segundo ele não depende de mudanças na conjuntura internacional. Vieira afirmou ainda que Lavrov reiterou o convite para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça uma visita oficial à Rússia.
Terra