A secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Porto dos Gaúchos – Sematur, pasta comandada pela secretaria Andyra Piovesan, trabalha com afinco na divulgação do talento dos artesões locais na região e pelo estado.
Durante a realização do Circuito Aprosoja na quinta-feira dia 11 de maio no centro de eventos do Sindporto em Porto dos Gaúchos, a Sematur organizou um stand onde demostrou várias dessas obras de autoria de três artistas do município.
Destaque para as obras do mestre Elpídio Vargas de Marafigo, conhecido como “Neto”. Ele contou a reportagem que usa principalmente a madeira da arvore jaqueira para esculpir suas obras. O que na mão de outras pessoas é madeira sem serventia, em suas mãos se tornam belíssimas obras de arte. Neto esteve recentemente em um congresso na capital do estado, onde teve a oportunidade de expor suas obras para um grande público, sendo reconhecido a nível de estado. “escolho o material, mentalizo o que é possível fazer com ele e inicio a obra”, disse Neto.
A ida do artista para o evento em Cuiabá foi organizada pela secretária Andyra, que conta entusiasmada da satisfação de demostrar o potencial artístico e turístico do município; “É muito gratificante saber que temos um artista desse naipe em nosso município. Demostramos o município através da exposição, de folders, vídeos, e foi sucesso. A parte do artesanato, a parte do turismo e da cultura e da arte fomos elogiados. Estamos levando pro estado e pro Brasil que estamos no mapa do turismo brasileiro”, destacou a secretária.
As obras dos artesões do município podem ser adquiridas junto a Sematur
Assista a reportagem no canal do Porto Noticias no Youtube