O prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves (MDB), decretou situação de emergência no município, em decorrência da falta de chuvas no período de plantio e desenvolvimento das lavouras, comprometendo a produção agrícola e pecuária, bem como impactando negativamente na economia local.
O decreto Nº 083/2023, publicado na quarta-feira, 27 de dezembro de 23, terá validade enquanto perdurarem os efeitos da estiagem e suas consequências, podendo ser revisto a qualquer momento de acordo com a evolução da situação.
Ainda conforme a publicação, fica autorizada a convocação de voluntários e a celebração de parcerias com entidades públicas e privadas para a execução das ações emergenciais.
No dia 21 de dezembro, Silvano, acompanhado do vice-prefeito Felipinho Honório (PL), recebeu em seu gabinete, o produtor Fernando Zanata, delegado da Aprosoja, na qual pediu para que o prefeito decretasse a emergência. Silvano, recebeu também, a visita do presidente da Acriporto, Marcelo Fontanelle e do produtor, Volmir Sheffer, que reforçaram o pedido.
Segundo a prefeitura, neste ano, o volume de água está abaixo das médias mensais e a seca se intensificou no segundo semestre deste ano.
De acordo com os levantamentos técnicos, essa escassez de chuvas tem causado prejuízos à agricultura familiar, pecuária e agricultura, afetando diretamente a produção e renda dos produtores locais.
Com a medida, todos os órgãos municipais vão atuar sob a coordenação da defesa civil, nas ações de resposta ao desastre e de reconstrução do cenário. Caso a situação permaneça igual, o decreto pode ser prorrogado por mais 90 dias.
Fonte: Assessoria