Home Destaque Porto dos Gaúchos volta a ser castigado por temporal, desta vez com vento forte e chuva de granizo

Porto dos Gaúchos volta a ser castigado por temporal, desta vez com vento forte e chuva de granizo

6 min ler
0

A cidade de Porto dos Gaúchos, que enfrentava um longo período de estiagem e calor intenso há quase cinco meses, foi novamente atingida por fortes tempestades nesta semana. Após uma pancada de chuva rápida acompanhada por ventos violentos na última quarta-feira (25), que destelhou casas e destruiu construções, a situação voltou a se repetir na noite de quinta-feira (26) com a chegada de uma nova tempestade, desta vez acompanhada de granizo.

Os moradores da cidade, ainda em recuperação dos danos anteriores, enfrentaram mais uma vez os efeitos da tempestade. O granizo, além dos ventos fortes, causou estragos em várias residências. Diversas casas tiveram telhados quebrados pelas pedras de gelo, ou arrancados parcialmente pela força do vento. O impacto também foi sentido na rede elétrica, que sofreu novas interrupções, deixando parte da cidade no escuro, além de provocar circuitos em transformadores.

Outro problema relatado foi a queda de fiações, especialmente da antiga rede de telefonia fixa, que ainda ocupa grande parte dos postes da cidade. Os cabos caídos nas ruas geraram preocupações quanto à segurança dos moradores, com o risco de acidentes.

Na Gleba São João, a ventania derrubou uma torre de transmissão de internet, comprometendo o acesso à rede na região. Um poste de iluminação de LED, localizado no campo sintético da cidade, não resistiu à força dos ventos e também foi destruído.

A Escola Estadual José Alves Bezerra, no centro da cidade, foi duramente afetada. Alunos e professores estavam em sala de aula quando a tempestade começou, alagando parte da escola e derrubando parte do forro do prédio, forçando a evacuação do local.

Os estragos trazem preocupação para os moradores de Porto dos Gaúchos, que esperavam que o retorno das chuvas aliviasse os problemas causados pela seca, mas que agora se encontram lidando com novos prejuízos. 

A cidade e região segue em alerta, com a previsão de mais chuvas nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido o alerta amarelo para temporais na quinta-feira (26) até às 23h59 da noite, prevendo chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 a 60 km/h e queda de granizo.

A cidades alertadas em Mato Grosso são: Alta Floresta, Alto Paraguai, Apiacás, Arenápolis, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Carlinda, Castanheira, Colíder, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Denise, Diamantino, Guarantã do Norte, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jangada, Juara, Juína, Juruena, Lambari D”Oeste, Matupá, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Olímpia, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela, Rondolândia, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sapezal, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte e Várzea Grande.

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Destaque
Comentários estão fechados.

Verifique também

INMET alerta para temporais e rajadas de vento em grande parte de Mato Grosso

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta amarelo para temporais nesta quinta-fei…