A Polícia Civil do Porto dos Gaúchos cumpriu nesta segunda-feira, 6 de janeiro, novos mandados de busca e apreensão em quatro residências de ex-servidores da Prefeitura de Novo Horizonte do Norte.
A ação faz parte das investigações sobre o crime de peculato eletrônico, praticado por funcionários da gestão anterior, suspeitos de formatar computadores da sede da prefeitura antes da posse do atual prefeito, Agenor Júnior.
Sob o comando da delegada Luceni F. Santana, os agentes permaneceram nas residências dos suspeitos para coletar elementos que possam auxiliar na elucidação do caso e os aparelhos celulares dos suspeitos foram recolhidos para averiguação. A denúncia foi formalizada pelo prefeito em um Boletim de Ocorrência registrado na última sexta-feira, 3 de janeiro, data em que também foram cumpridos mandados na própria sede da prefeitura.
De acordo com a delegada Luceni, a investigação busca identificar os responsáveis pelo ato e apurar se houve envolvimento de mandantes. “Neste momento, estamos focados na identificação dos autores e na recuperação dos arquivos apagados. Ainda não é possível determinar a relevância dos dados excluídos”, afirmou.
A recuperação dos arquivos foi inicialmente delegada à empresa contratada para prestar serviços de informática à prefeitura. Caso o trabalho não obtenha sucesso, a Polícia Civil recorrerá ao seu órgão interno especializado em recuperação de dados.
O crime de peculato eletrônico é dado a destruição de documentos digitais que podem acarretar graves prejuízos administrativos e comprometer a transparência da gestão pública. A conclusão das investigações deverá esclarecer se os dados apagados eram de interesse público e a extensão do dano causado à prefeitura.
Fonte: Porto Noticias
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram