Home Agronegócio Acordos estratégicos Brasil-Alemanha: parceria para a sustentabilidade da agricultura

Acordos estratégicos Brasil-Alemanha: parceria para a sustentabilidade da agricultura

6 min ler
0

Em um encontro bilateral realizado em Berlim, na Alemanha, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro de Alimentação e Agricultura da Alemanha, Cem Özdemir, consolidaram três acordos. Conforme Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “A principal finalidade destes novos acordos é o de fortalecer a cooperação e o crescimento e o desenvolvimento entre os dois países para a sustentabilidade agrícola”, esclarece.

Durante a reunião, que ocorreu na capital alemã na segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, o foco principal foi direcionado para impulsionar a produção agropecuária de forma ambientalmente responsável.

“Esses acordos representam um marco na promoção do diálogo técnico e colaborativo, buscando práticas agrícolas mais resilientes e alinhadas aos princípios da sustentabilidade”, explica Carlos César Floriano.

O ministro Carlos Fávaro enfatizou a relevância do programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), especificamente voltado à recuperação e conversão de pastagens de baixa produtividade.

Esta iniciativa, prestes a ser oficialmente lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo principal intensificar a produção de alimentos de maneira sustentável.

Contrariamente ao senso comum, o aumento do aporte de matéria orgânica nos sistemas melhora a qualidade do solo e contribui para a captura de carbono.

40 milhões de hectares é o projeto do Programa, segundo Carlos César Floriano

O programa tem como objetivo integrar cerca de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas ou pouco produtivas nos próximos 10 anos, enfatizando a produção alimentar sem promover o desmatamento em áreas já preservadas. “Tais práticas visam a redução da emissão de carbono e a conservação florestal”, esclarece Carlos César Floriano.

Além disso, a cooperação entre Brasil e Alemanha tem sido um destaque ao longo deste ano. Após a II Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, ocorrida logo após a COP 28, a delegação brasileira reiterou seu compromisso com a sustentabilidade, fortalecendo laços e compromissos comuns nessa área.

Para Carlos César Floriano, “No âmbito desses acordos, a cooperação entre os dois países se expande, abrangendo a promoção do Diálogo Agropolítico, a intensificação do intercâmbio técnico, a cooperação em bioeconomia e a busca por modelos de produção agrícola mais sustentáveis”, explica.

Ademais, o convite feito ao Ministro Özdemir para participar da reunião do G20, a ser realizada em Cuiabá no próximo ano, reforça o alinhamento de visões entre Brasil e Alemanha sobre a agricultura sustentável.

O Encontro Empresarial Brasil-Alemanha, organizado pela Federação das Indústrias da Alemanha, reuniu líderes empresariais e autoridades dos dois países, destacando as oportunidades de investimento e negócios.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou o papel do Brasil na produção de energia renovável e seu compromisso em contribuir para a segurança alimentar e climática global.

Estes acordos firmados entre Brasil e Alemanha representam um passo significativo na busca por práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a cooperação internacional e o compromisso conjunto com a preservação ambiental ao nível global.

FonteVMX Agro

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Regime do Irã lança “clínica” para mulheres “rebeldes”

Com um orçamento de 3,5 milhões de euros (R$ 21,3 milhões), uma “clínica de beleza social”…