Conversas e áudios que circulam em grupos de WhatsApp na terça e quarta-feira (26), relatam casos de suposto envenenamento de cães e gatos na cidade de Porto dos Gaúchos.
Nos últimos dias, a relatos de animais encontrados sem vida, ou vistos “cambaleando” pelas ruas.
Conversas em redes sociais dão conta de que uma das formas usadas para envenenar os animais é com uma bola de carne contendo a substância toxica. Existe relato de uma pessoa, em que o cachorro não sai pra rua, vive preso no quintal e mesmo assim foi envenenado no período da tarde de terça-feira, dia 25, e acabou morrendo.
Além dos animais que vivem na rua, os que vivem dentro dos quintais também estão sendo envenenados.
O médico veterinário Dr. Tiago Romero, que atende em uma agropecuária da cidade, confirmou ao Porto Noticias os relatos de envenenamento, e disse que realizou 02 atendimentos clínicos de animais envenenados, sendo um de morador do Bairro Jardim Amazonas e outro de um morador próximo a igreja Assembleia de Deus no centro da cidade.
“Nesses casos de envenenamento, o que sugerimos é que o tutor do animal faça um boletim de ocorrência, para que seja investigado e identificado o autor, pois envenenar animais é crime previsto em lei. Infelizmente nos dois casos que atendi, não tivemos sucesso e os animais vieram a óbito”, relatou o veterinário.
Outra recomendação é redobrar os cuidados com os animais, se possível não deixar que saiam as ruas, e ao primeiro sinal de alguma intoxicação, procurar imediatamente o veterinário de confiança.
Uma lei sancionada em 2019 no Brasil define o envenenamento de animais domésticos como crime de maus tratos, que pode ser punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
Fonte: Porto Noticias