A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) promovem, nesta terça-feira (28), um seminário para discutir os impactos da Moratória da Soja na economia dos municípios mato-grossenses.
O evento será realizado no Hotel Gran Odara, em Cuiabá, às 14 horas. Representantes do setor produtivo de Porto dos Gaúchos, assim como autoridades municipais como o prefeito Vanderlei de Abreu e o presidente do Poder legislativo, vereador Leandro Budke, confirmaram presença no evento, que deve reunir vereadores e prefeitos de todas as regiões de Mato Grosso, além de representantes dos do Poder Judiciário, Assembleia Legislativa e Governo do Estado, bem como do setor produtivo.
O seminário atende um pedido de cerca de 130 câmaras de vereadores de MT, que pedem apoio ao TCE em medidas contra acordo comercial.
Em 1º de abril deste ano, a câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos, a exemplo de dezenas de câmaras de municípios do estado, aprovaram requerimento que pede ao governo do estado que de execução nas medidas relativas a moratória da soja em áreas convertidas legalmente.
A Moratória da Soja é um acordo comercial que restringe a comercialização da oleaginosa produzida em áreas convertidas legalmente após 2008 no bioma amazônico, mesmo o produtor respeitando o limite de converter apenas 20% nesse bioma. As empresas signatárias do acordo são responsáveis por comercializar cerca de 95% de toda a soja produzida em MT.
Fonte: Porto Noticias