Home Porto dos Gaúchos Bolsonaristas estimulam boicote a comerciantes de Porto dos Gaúchos por terem supostamente votado em Lula

Bolsonaristas estimulam boicote a comerciantes de Porto dos Gaúchos por terem supostamente votado em Lula

4 min ler
1

A vitória de Lula (PT) à Presidência da República no último domingo (30 de outubro) tem feito com que bolsonaristas radicais estimulem o boicote a estabelecimentos comerciais de pessoas que eles consideram “petistas”.

A tática que é parecida com usada pelos *nazistas, seguidores de Adolf Hitler durante a segunda guerra mundial, vem sendo adotada por bolsonaristas radicais em várias cidades de Mato Grosso e do Brasil, para atacar comerciantes que supostamente, segundo eles, teriam votado em Lula para presidente e não em Bolsonaro.

No início da segunda guerra, que vitimou 60 milhões de pessoas, os próprios parentes e amigos era instigados a denunciar os judeus e pessoas contrarias ao regime nazista, implantado por Hitler na Alemanha.

Os radicais bolsonaristas instigam as pessoas a expor em redes sociais os nomes de comerciantes que tenham votado em Lula contra Bolsonaro, e incentivam para que não comprem nos comércios dessas pessoas, consideradas de esquerda.

Em Porto dos Gaúchos, a exemplo de varias outras cidades do estado, uma lista contendo alguns nomes de comércios em que os proprietários teriam votado em Lula no último dia 30, começou a circular.

Alguns comerciantes que tiveram nomes de seus comércios expostos na lista, informaram a reportagem que fizeram boletim de ocorrência anexando prints com nomes de pessoas que compartilharam, e também abrirão processo judicial. Eles também divulgaram notas nas redes sociais.

Nossa reportagem pediu opinião de alguns advogados sobre o caso. A quem diga que não existe crime na divulgação da lista, mas pode ser interpretada como um ilícito criminal.

Outro ouvido enxerga como crime de injúria. Nesse caso, quem se sentir atingido indevidamente, deve buscar defesa individual ou coletiva, através de advogado contra quem fez a lista, ou a tenha compartilhado, desde que tenha comprovação do fato, e também contra o administrador do grupo onde a lista tenha circulado, podendo o responsável ser condenado por danos morais.

Em Mato Grosso, o Ministério Público Eleitoral já recebeu ofícios enviados por alguns municípios comunicando a circulação das listas e informou que vai analisar caso a caso para adotar providências e medidas necessárias.

*O nazismo foi um movimento político e social marcado por ideais nacionalistas e extremistas que surgiu na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial e alcançou grande notoriedade nesse país. Assumiu o poder em 1933, quando Adolf Hitler tornou-se chanceler da Alemanha. Foi classificado pelos historiadores como um movimento da extrema-direita.

Fonte: Porto Noticias

Veja mais sobre “Nazismo” em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/nazismo.htm

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Policial Penal de Juara é investigado por levar parente preso para visitar familiares em viatura oficial

Um policial penal de Juara, está sendo investigado por se utilizar de uma viatura oficial …