Um buraco gigante e assustador abriu no solo do México, na terça-feira (1). O sumidouro de cerca de 91 m de largura e 18 m de profundidade apareceu sem aviso em um campo agrícola do estado de Puebla, na região centro-sul do país.
Imagens gravadas mostraram moradores correndo enquanto a abertura crescia. A depressão no solo obrigou a evacuação de uma casa da região e autoridades orientaram os locais a ficarem longe da abertura.
O casal Magdalena e Heriberto Sánchez, os proprietários da residência que pode ser vista no vídeo acima, afirmaram que não tem para onde ir e ainda não receberam respostas do governo.
“Estamos muito tristes porque construímos nossa casa com muito esforço, sacrifício. Conseguimos, mas isso aconteceu”, afirmou o Magdalena ao jornal El Sol del Mexico.
Investigações mostraram que o buraco — chamado oficialmente de dolina — apareceu pro causa de falhas geológicas no solo, e mudanças na água infiltrada no chão.
Mas, investigadores ambientais do governo ouvidos pela mídia local deram uma versão mais aprofundada e afirmaram que o sumidouro apareceu após um lençol aquífero subterrâneo ser usado sem nenhum cuidado. Outra teoria dos moradores locais é que o buraco seja o retorno de um lago que existia na região.
“Há muito tempo havia um lago ali, mas não sabemos por que o cobriram, mas achamos que a água lutou para recuperar seu espaço e por isso [o buraco] apareceu”, afirmou um morador local a TV Azteca.
Para reforçar a teoria, no momento o buraco está cheio de água.
Testemunhas relataram ter ouvido um estrondo “similar a um trovão” quando o chão começou a ceder. Antes do estrondo, o sumidouro tinha cerca de 4,5 m de largura e a expectativa de autoridades é que ele cresça ainda mais.
Uma investigação iniciada pelo governo nacional deve apontar a causa do acidente em 30 dias.
Filipe Siqueira, do R7