Home Juara Candidata aprovada em seletivo em Juara, teve que entrar na justiça para assumir cargo

Candidata aprovada em seletivo em Juara, teve que entrar na justiça para assumir cargo

4 min ler
0

A candidata S.A.P. de P., 36 anos, que foi aprovada em um processo seletivo simplificado, aberto pelo Município de Juara para o cargo de técnica de enfermagem urbana, conseguiu assumir o cargo após procurar a Defensoria Publica.

A prova foi realizada no dia 14 de setembro do ano passado e o resultado final do processo seletivo foi homologado no dia 18 de setembro.

Em seguida, a candidata foi convocada para comparecer à Secretaria Municipal de Administração, no prazo de dez dias, apresentando os documentos de habilitação, conforme o edital.

Porém, após apresentar os documentos, a candidata foi informada que não poderia ser contratada para o cargo devido à ausência da certidão de obrigações eleitorais.

Na oportunidade, entretanto, a candidata não recebeu nenhum documento da Prefeitura referente à negativa. Ela pediu esclarecimentos à Secretaria Municipal de Administração, bem como solicitou a contratação. Contudo, apenas recebeu a reposta de que não seria possível.

A motivação alegada foi de que a candidata havia sido condenada previamente em uma ação penal pelo delito de denunciação caluniosa, sendo a pena privativa de liberdade substituída pela prestação de serviços à comunidade e pelo pagamento de dez dias-multa.

O delito ocorreu, conforme consta na decisão, em um contexto de relacionamento amoroso e não teve qualquer relação com o exercício da profissão de técnica em enfermagem.
Após mandado de segurança impetrado pela Defensoria Pública contra ato da Prefeitura de Juara, a candidata conseguiu assumir o cargo de técnica de enfermagem.

A ação da Defensoria foi com respaldo em julgamento realizado em outubro de 2023, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que fixou o Tema 1190, com o entendimento que a suspensão dos direitos políticos decorrentes de condenação criminal não pode impedir a nomeação e posse de candidato, quando não há incompatibilidade entre o crime anterior praticado e o cargo a ser ocupado.

Diante disso, o juiz deferiu o pedido liminar, determinando que a Prefeitura efetive a contratação da candidata para ocupar o cargo temporário de técnica em enfermagem.

A Prefeitura já chamou a candidata para apresentar os documentos para efetuar a contratação, em cumprimento à liminar deferida pela Justiça no dia 13 de março.

Fonte: Porto Noticias/Assessoria DP

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…