No sábado, 21 de janeiro de 2023, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que o Brasil possui plenas condições de cooperar de maneira efetiva para enfrentar a insegurança alimentar do mundo, bem como, a crise climática. Conforme informações do CEO do Grupo VMX, Carlos César Floriano, “O pronunciamento de Carlos Fávaro ocorreu na Conferência de Ministros da Agricultura, durante o 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), em Berlim, na Alemanha”, explica.
Segundo Carlos Fávaro, “Somos todos empenhados com a ampliação sustentável com base na agronomia de baixo carbono. No país, cerca de 40 milhões de hectares de pastagens de baixíssima produtividade são adequados para a produção agrícola e devem ser restaurados para aumentar a produtividade sem converter em novas extensões”, afirmou.
Carlos Fávaro ainda aprovou a continuação da implantação da legislação florestal no país e destacou a obrigação de promover alternativas sustentáveis de produção, em especial, na região amazônica. “Para este propósito, contamos com a adesão e a colaboração da sociedade mundial. Diferentemente das medidas restritivas ao comércio impostas por alguns países, são necessárias iniciativas inclusivas que busquem fortalecer os aspectos sociais, econômicos e ambientais da produção sustentável de forma equilibrada”, explicou.
Por outra perspectiva destacada pelo ministro Fávaro é a procura por um sistema de comércio agrícola internacional aberto com regras predeterminas e com base na ciência para salvaguardar a segurança alimentar global e promover o crescimento econômico inclusivo.
A Conferência de Ministros da Agricultura de Berlim é o mais importante evento político do Fórum Global para Alimentação e Agricultura. É considerada a maior cerimônia mundial de ministros da agricultura e tornou-se um grande congresso internacional realizado no início de cada ano. Carlos Fávaro também participou no sábado, 21 de janeiro, da reunião ministerial sobre sistemas alimentares resistentes ao clima e manteve um encontro bilateral com o ministro da Agricultura e Soberania Alimentar da França, Marc Fesneau.
Carlos César Floriano explica crescimento da produção sem desmatamento
Nos dias atuais é totalmente admissível conseguir uma relação com harmonia entre a produção agropecuária e ainda preservar o meio ambiente.
As tecnologias aplicadas no Brasil estão contribuindo para que a produção consiga se adaptar às mudanças climáticas que estão ocorrendo ao redor do mundo e, especialmente, com o enfrentamento consistente dos desmatamentos.
Reforçando este ponto de vista, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), afirmou em Berlim, na Alemanha, que “Mesmo por meio destes avanços, o Brasil seguirá enfrentando o desafio do desmatamento, com crescimento exponencial nos anos mais recentes”, garantiu.
Carlos Fávaro igualmente destacou o valor do comércio de produtos agrícolas, trazendo prosperidade ao agronegócio e promovendo as novidades e o desenvolvimento sustentável. “A segurança alimentar é uma finalidade que não pode se limitar às fronteiras de cada país. Com isso, os países condenam sua população a produtos com valores elevados. A inexistência de concorrência igualmente faz com que a inovação não aconteça no ritmo desejado”, afirmou, destacando a necessidade para criar um sistema de comércio agrícola internacional mais aberto e equilibrado. Fizeram parte do Fórum Eduardo Sampaio Marques, Comissário da Agricultura em Berlim, Roberto Jaguaribe, Embaixador do Brasil na Alemanha, e Roberto Perosa, Ministro do Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Assessoria