Em entrevista ao vivo na TV Porto na quinta-feira (06/01), a enfermeira Elidiane Matos do PSF Urbano levou a preocupação das autoridades de saúde de Porto dos Gaúchos com o crescimento no número de casos de influenza (gripe), nas últimas semanas.
A maioria dos casos é com sintomas leves, mas alguns casos tem causado internações. A enfermeira ressaltou que a gripe é um vírus que acomete a população todo ano, porem este ano nota-se um aumento significativo. Ela atribuiu ao relaxamento das pessoas nos cuidados preventivos como uso de máscara, higienização e distanciamento social.
“Além da covid ainda tem mais esta doença, que a mascara ajuda a proteger. Tem havido aumento na procura pela vacina da gripe, e é importante lembrar que a vacina que temos é a do ano passado, mas se continuar nesse ritmo, provavelmente o governo mandará mais cedo a vacina da influenza deste ano. Não quer dizer que a pessoa tomando a vacina ela não vai pegar o vírus, por que ele sofre mutações todo ano, mas previne um caso mais grave. Quando você recebe a vacina, seu sistema imunológico vai se fortalecer e estar em alerta para combater o vírus”, explicou a enfermeira.
Apesar de algumas semelhanças com a covid, a influenza possui uma baixa letalidade, mas pode ser facilmente transmitida entre as pessoas. A maioria das pessoas contaminadas com a influenza em Porto dos Gaúchos estão tendo sintomas como corizas, dor de cabeça, mal estar, febre, dor no corpo e tosse, que muitas vezes pode ser confundida com os sintomas da covid.
O vírus da influenza, (gripe) dura de dois a seis dias, mas é altamente contagiosa e as pessoas podem estar passando uma para outra caso não tomar os devidos cuidados.
Além do surto de gripe no município, outra doença que causa preocupação é dengue, que já tem casos registrados este ano no município. As autoridades de saúde pedem que a população redobre os cuidados com locais que podem acumular água neste período chuvoso e se tornar criadouro do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
Fonte: Porto Noticias