Os nove estados do Nordeste têm 20,6% dos ônibus do país, mas concentraram 76% de todas as multas aplicadas a veículos do tipo pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no 2º turno das eleições de 2022. O Sudeste, que detém 46% da frota de transportes coletivos do Brasil, recebeu apenas 10% das infrações emitidas a ônibus naquele 30 de outubro. Os números foram levantados pelo R7 com base em informações da PRF e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os estados nordestinos também concentraram a maior quantidade de todas as multas aplicadas em 30 de outubro do ano passado, apesar de ser a terceira região do país em número total de veículos
Procurada pelo R7 a respeito da discrepância entre os números do Nordeste, a PRF escreveu, em nota, que só vai se manifestar depois que as investigações forem concluídas.
O ex-diretor-geral do órgão Silvinei Vasques foi preso na semana passada por suposta interferência nas eleições de 2022. A Corregedoria da PRF deve ouvir 47 membros da corporação como parte da operação que prendeu Vasques.
O R7 verificou que outros ex-diretores também são alvo da operação que apura a suspeita de uso da máquina pública para interferir no processo eleitoral do ano passado.
Em 30 de outubro de 2022, a PRF aplicou 153 multas a ônibus em todo o Brasil — 116 delas no Nordeste, a única região em que todos os estados registraram ao menos uma infração a transportes coletivos no dia.
No Sudeste, por exemplo, os policiais rodoviários federais não multaram nenhum ônibus no Rio de Janeiro nem no Espírito Santo, locais que têm, respectivamente, a quinta e a sexta maiores frotas de veículos do tipo do Brasil. A situação se repetiu no Rio Grande do Sul, no Amazonas, no Acre e em Mato Grosso.
R7