Home Ultimas Notícias Conheça a fraude que está por trás do envio de sementes da Ásia

Conheça a fraude que está por trás do envio de sementes da Ásia

5 min ler
0

A fraude chamada de “brushing” faz parte de uma estratégia de lojas virtuais para criar avaliações falsas de supostos clientes em plataformas de e-commerce. Esse pode ser o motivo de diversas pessoas, no Brasil e também em outros países,  estarem recebendo encomendas cheias de sementes sem terem comprado nada.

Daniela Santos, 44 anos, de Gravataí, no Rio Grande do Sul, é uma delas. “Fui abrir a embalagem e me deparei com um ‘pacotinho’ embrulhado em papel bolha. Poucos dias antes, eu havia lido sobre o que estava acontecendo, então estava a par da situação, mas mesmo assim, fiquei muito surpresa.”

Segundo o Ministério da Agricultura, 199 pacotes foram entregues em 23 estados e no Distrito Federal. Todos esses pacotes foram originários de países asiáticos, como China, Malásia e Hong Kong.

“O “brushing” consiste no envio de um item que simula uma compra para o vendedor usar o código de rastreamento do pacote para avaliar a própria loja e melhorar sua reputação. As lojas melhores ranqueadas em uma plataforma ganham destaque e vendem mais”, explica Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação e professor convidado da FGV.

Igreja explica que o destinatário pode ser escolhido a partir de informações disponibilizadas pelas pessoas na internet e nas redes sociais. “Os dados como e-mail, endereço e nome completo podem ser coletados sem ter como origem um grande vazamento de dados. As próprias pessoas deixam essas informações abertas e isso pode ser usado no brushing”, alerta o especialista.

Não existe ainda uma explicação para o envio das sementes ao invés de outros produtos que poderiam ser usados nessas vendas fantasma. “A hipótese mais provável é que as sementes foram escolhidas por serem leves e baratas, o que torna mais vantajoso para o envio das encomendas”, diz Igreja.

O jornal norte-americano Wall Street Journal fez uma reportagem em 2015 denunciando a prática de brushing na plataforma Alibaba, um famoso marketplace chinês. Esse foi o primeiro registro da prática que fere as diretrizes das plataformas com o objetivo de enganar clientes e que se espalhou para outros países.

Segundo Igreja, o Brasil se tornou um alvo do esquema por ter uma população que é muito ativo nas redes sociais e por ser o destino de muitas compras feitas pela internet diretamente da China.

A principal orientação é não abrir os pacotes de sementes recebidos pelos correios, apesar de não existir riscos envolvidos até o momento. Em seguida, a pessoa deve entrar em contato com a Superintendência Federal de Agricultura de seu estado ou o órgão estadual de defesa agropecuária para providenciar a entrega ou recolhimento do material.

“Como sei que não pode descartar no lixo normal, deixei as sementes guardadas. Fui informada de que deveria entregá-las ao FMMA (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí). Pretendo fazer isso ainda essa semana”, afirma Daniela.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…