Profissionais da área da saúde de Novo Horizonte do Norte, iniciaram na terça-feira, 25 de janeiro, a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 para as crianças.
De início, as doses são para as crianças com comorbidades. Conforme a enfermeira Lisete Steffens, foram 10 (dez) crianças inscritas para este grupo prioritário.
Lisete, informou ainda, que na quinta-feira, 25 de janeiro, inicia a vacinação para as crianças com (onze) anos de idade. Para essa faixa etária de idade, não é necessário fazer cadastro. Após essa idade, serão vacinadas as crianças com 09 anos de idade e, diminuindo de forma gradativa.
Ela, falou das reações que a vacina pode causar. “Como qualquer vacina que a gente administra, sempre há possibilidade de alguma reação. Se a criança tiver alguma reação, os pais podem estar administrando analgésico”, explicou.
Ainda segundo a enfermeira, as reações mais comuns são: dor no local da vacina, febre, calafrio, e às vezes, dor no corpo.
“A gente sabe que existe várias pesquisas e vários países administrando a vacina nas crianças, e que se mostrou através dessas pesquisas que a vacina é segura e eficaz para as crianças. Então, a gente pede que os pais tragam as crianças, para que se tenha essa proteção também nos seus filhos, para que a gente não tenha nenhuma complicação com as crianças do nosso município”, explicou e cobrou Lisete.
“Gostaria de falar também, que a equipe que vai estar administrando, foi capacitada e está preparada para administrar essas vacinas nas crianças”, finalizou a enfermeira Lisete Steffens.
Fonte: Assessoria