Home Política Deputado estadual Lúdio Cabral propõe acabar com o Fethab: “é uma aberração”

Deputado estadual Lúdio Cabral propõe acabar com o Fethab: “é uma aberração”

7 min ler
0

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defende a extinção do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e prega que a ‘minirreforma’ tributária apresentada pelo Governo do Estado no bojo do projeto de convalidação dos incentivos fiscais de Mato Grosso é a deixa perfeita para discutir aquilo que ele classifica como uma “aberração”.

“Nós podemos, no debate dessa legislação que faremos aqui, podemos propor e aprovar a extinção do Fethab. O Fethab é uma aberração que Mato Grosso criou para não colocar o dedo na ferida e debater a tributação dos principais produtos da nossa economia por meio do ICMS”, defendeu o petista na última semana.

O parlamentar argumenta que o atual modelo de arrecadação pelo fundo, originalmente criado para destinar recursos para logística e habitação, é injusto e prejudica setores essenciais que precisam de aporte de recursos públicos para funcionar. Na ótica de Lúdio, a Assemblia deve atuar para melhorar coleta de ICMS.

“A arrecadação do ICMS é importante para os cálculos para os gastos da saúde, para despesas da educação, para os limites da lei de responsabilidade fiscal. Para a repartição de recursos com os municípios. O ICMS tem essa finalidade. E nós podemos produzir uma legislação tributária para o ICMS que nos permita, por exemplo, acabar com a cobrança desta aberração tributária, que é o Fethab para nós ampliarmos a nossa arrecadação de ICMS porque ela é muito mais justa do ponto de vista tributário, do ponto de vista da justiça social e da distribuição da renda, da riqueza e da arrecadação no nosso Estado”.

Lúdio é um dos responsáveis por adiar o debate sobre a reinserção dos incentivos discais em Mato Grosso. Se dependesse do primeiro cronograma sonhado pelo Governo do Estado, a matéria já teria sido aprovada em primeira votação na última terça-feira (2) e iria para aprovação definitiva nos próximos dias. Agora, a AL criou quatro comissões temáticas para analisar o texto antes de aprovar um conteúdo mais próximo de um consenso entre governo e setor produtivo.

“Nós não podemos apenas convalidar as renúncias fiscais como elas estão hoje. Nós temos que aprofundar o debate sobre a proposta que o governador encaminhou para modificá-la, aprimorá-la e corrigir injustiças tributárias. Essa é a oportunidade que nós temos ao longo do mês de julho”, defende. A proposta precisa ser aprovada até dia 31 deste mês para que os incentivos não percam validade.

“Felizmente a mensagem do Executivo que trata da política de renúncias fiscais e é também uma ‘minirreforma tributária’ ela tramitará sem pressa, porque o calendário que estava anunciado um calendário muito acelerado que não nos permitiria debatê-lo com profundidade. Felizmente os encaminhamentos tomados ao longo dessa semana asseguram as condições para que o debate aconteça sem pressa, com a profundidade necessária, porque essa mensagem vai tratar do destino do nosso Estado. Do destino da nossa economia”, comemorou.

Fethab

O fundo foi criado em 2000 pelo então governador Dante de Oliveira para arrecadar recursos exclusivamente para transporte e habitação. Com o passar dos anos, modificações foram aprovadas pela AL e permitiram até que o recurso ajudasse a custear obras da Copa do Mundo de 2014.

O ex-governador Pedro Taques (PSDB) criou o Fethab 2 em 2015 e criou um Conselho Diretor sobre os recursos. O fundo complementar feito por Taques, no entanto, foi pensado com prazo de encerramento e perdeu a validade em dezembro de 2018.

Quando assumiu o governo, Mauro Mendes encaminhou à AL nova alteração no fundo, que foi aprovada ainda em janeiro, antes de a atual legislatura ser empossada. O “Novo Fethab” aumentou a arecadação sobre diferentes setores.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…