Home Política Rosa Neide repudia tentativa de intimidação do governo a líderes indígenas e cobrará explicações

Rosa Neide repudia tentativa de intimidação do governo a líderes indígenas e cobrará explicações

3 min ler
0

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) divulgou nota em que repudia a tentativa de intimidação por parte do governo federal ao líder do povo indígena Suruí de Mato Grosso, Almir Suruí, cuja terra indígena localiza-se em Rondolândia e à líder da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara.

Ambos foram intimados pela Polícia Federal (PF), sob a suposta acusação de terem difamado o atual governo.

Almir Suruí e Sonia Guajajara deverão prestar depoimento à PF em inquérito aberto a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), por supostamente terem difamado o governo com a websérie Maracá. De acordo com a deputada, ‘a websérie tão somente denuncia violações de direitos cometidas contra povos indígenas na pandemia’.

Em nota publicada no final de semana, a Apib afirma que “o governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos. Atualmente, mais da metade dos povos indígenas foram diretamente atingidos pela Covid-19, com mais de 53 mil casos confirmados e 1.059 mortos“.

Professora Rosa Neide afirma ser inaceitável que o governo use as forças de repressão do Estado para tentar calar a voz das lideranças indígenas. A parlamentar e demais deputados e deputadas da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e da Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara deverão protocolar, nesta semana, requerimento na Casa de Leis, com pedido de realização de audiência pública para que a Funai, a PF e o Ministério da Justiça expliquem a tentativa de intimidação contra os indígenas.

Assessoria

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Polícia faz buscas e prende fazendeiro por morte de funcionário no Nortão; IML descarta ataque de onça

O delegado de Polícia Civil de Tapurah (204 quilômetros de Sinop), Arthur Almeida (foto), …