Eleito presidente com 50,90% dos votos neste domingo (30), Lula (PT) venceu em 18 dos 141 municípios de Mato Grosso e conseguiu ampliar minimamente, nesse segundo turno, a votação recebida em Cuiabá. Por sua vez, o seu adversário, Jair Bolsonaro (PL), conseguiu vencer em 123 cidades, confirmando o favoritismo no estado.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o líder petista venceu por uma margem apertada, com diferença de menos de dois pontos percentuais, em seis cidades: Nova Brasilândia, Tesouro, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Nortelândia e Nova Olímpia.
Lula não conseguiu expandir significativamente seu eleitorado no estado, tendo inclusive “perdido” seis municípios para Bolsonaro neste segundo turno: General Carneiro, Poxoréu, Araguaiana, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres e Cáceres.
Os municípios em que o petista venceu o atual presidente com uma margem superior a 60% dos votos foram Barão de Melgaço, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Porto Estrela. Lula também venceu, com índices que variam de 52% a 59% em Santa Terezinha, Campinápolis, Ponte Branca, Araguainha, Acorizal, Jangada, Alto Paraguai e Santo Antônio do Leverger.
Resultado da Capital
Em Cuiabá, Lula conseguiu ampliar de 127.067 votos no primeiro turno para 133.852 no segundo turno. Quando convertido para porcentagem, ele conseguiu alcançar o índice de 38,50% dos votos neste domingo, média superior à votação dele no estado, que ficou em 34,92%.
No entanto, Bolsonaro foi o vencedor na Capital tanto no primeiro quanto no segundo turno. No primeiro, recebeu 192.100 votos (55,15%) e no segundo, viu seu eleitorado crescer para 213.787 pessoas (61,50%).
Fonte: Lislaine dos Anjos/RD News