Home Porto dos Gaúchos Em entrevista, químico da Porto Ambiental volta a atestar qualidade da Água distribuída na cidade de Porto dos Gaúchos

Em entrevista, químico da Porto Ambiental volta a atestar qualidade da Água distribuída na cidade de Porto dos Gaúchos

6 min ler
0

A Porto Ambiental, concessionaria de Água e Esgoto de Porto dos Gaúchos, convocou entrevista coletiva, onde o químico responsável da empresa votou a atestar a qualidade de água distribuída na cidade.

A entrevista foi convocada após questionamentos feitos por vereadores na última sessão não câmara, quando levaram para a tribuna dúvidas levantadas por munícipes sobre a qualidade da água, principalmente a cor deixada nos alumínios após a fervura, e uma aparência esbranquiçada nas mãos após o manuseio da água.

O químico Guilherme Vendrametto explicou que isso se deve ao fato de ter tido a mudança do fornecimento de água de rio para agua de poço, e pelo fato de muitas pessoas estarem acostumadas com a água de rio, que tem uma característica diferente da agua de poço.

“Toda água vem do solo, então ela vai dissolver sais minerais presentes no solo e esses sais estarão presentes na água. Uso como exemplo a agricultura, tem lugares que precisa adicionar calcário no solo para plantar, e tem lugares que não precisa. A mesma coisa é a água, você nunca vai encontrar duas águas iguais, e as vezes as pessoas estão sentindo características diferentes nas duas águas que abastecem a cidade hoje, que é água do rio Arinos e água do poço que ainda estamos em fases de testes, e volte e meia bombeamos água do rio ou do poço pra abastecer a cidade, e ambas tem características diferentes”, explicou Vendrametto.

O químico voltou a frisar que a água de poço, distribuída tem muito menos produtos químicos; “quando era só água do rio precisávamos usar sulfato de alumínio, barrilha e outros produtos pra deixar a água dentro dos padrões de uso, e com a água do poço recém construído só usamos o cloro, uma vez que ela é muito mais pura”, afirmou.

Quanto a coloração que fica no alumínio após a fervura da água, Guilherme disse que não faz diferença nenhuma para o consumo, uma vez que conforme já ressaltado, água está dentro dos padrões de qualidade, e isso se deve aos sais minerais diferentes que contem em água de poço, diferente dos de água do rio.

“Mas todos os sais minerais e toda a água, tanto a do rio como a do poço estão dentro dos parâmetros, e isso da panela ficar escura, é apenas uma reação de algum sal mineral com o alumínio da panela, mas não é prejudicial à saúde de ninguém, podem ficar tranquilos, pois como já disse a água está dentro dos padrões. Temos todas as analises, laudos, tanto feito por nós vinte quatro horas por dia, como de laboratórios terceirizados em Cuiabá e São Paulo, e ainda tem a vigilância sanitária local que faz analises, coleta água na cidade e faz a contra prova pra ver se o que falamos é verdade. Quanto aos questionamentos dos vereadores, somos solitários e de acordo, pois é importante que tanto a vigilância e a secretaria de saúde fiscalizem nosso trabalho, pra não ficar só no que falamos, e isso é ótimo que eles também podem atestar pra população a qualidade da água que fornecemos”, finalizou Guilherme Vendrametto.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…