Home Política Em reunião articulada por Rosa Neide, prefeitura de Cuiabá encaminha atendimento das demandas da Pastoral do Migrante

Em reunião articulada por Rosa Neide, prefeitura de Cuiabá encaminha atendimento das demandas da Pastoral do Migrante

5 min ler
0

A partir da intervenção da deputada, Prefeitura se compromete a firmar Termo de Cooperação com a entidade

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na segunda-feira (16), de reunião na Pastoral do Migrante em Cuiabá, com o deputado estadual Valdir Barranco (PT), o padre Valdecir Molinari, a secretária municipal de Assistência Social, Hellen Ferreira de Jesus; a secretária municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend, a secretária-adjunta municipal de Educação, Débora Vilar e equipes técnicas da Casa e da prefeitura.

O encontro deu prosseguimento às demandas apresentadas ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na reunião realizada na segunda-feira (09). A deputada ressaltou que Pinheiro assumiu compromisso de apoiar no custeio mensal das atividades da Pastoral. Ela disse ainda ter destinado emenda de R$ 200 mil à Cuiabá, para que a gestão municipal aplique na construção de uma padaria comunitária a ser utilizada pelos migrantes.

A secretária Hellen disse que a prefeitura firmará um Termo de Cooperação, para garantir o custeio mensal das atividades da Pastoral, incluindo a manutenção dos profissionais que trabalham no local. Hellen disse que para além do custeio, Secretaria de Assistência manterá o apoio que já vem efetuando com alimentação e materiais de limpeza.

Débora Vilar informou que a Secretaria de Educação promoverá a criação de uma sala anexa de creche no local, para atendimento das crianças, cujos pais precisam trabalhar ou procurar trabalho.

O coordenador da Pastoral, Padre Valdecir, afirmou que uma das principais queixas dos migrantes, é que ao serem atendidos junto com seus filhos em unidades de saúde da região, eles não conseguem acessar grande parte dos medicamentos receitados pelos médicos e médicas.

A secretária de Saúde, Suelen, disse que encaminhará ações no sentido do fornecimento de medicamentos diretamente à Pastoral, para garantir a assistência efetiva de saúde aos migrantes.

Professora Rosa Neide agradeceu às secretárias e profissionais da prefeitura que foram ao local, cumprindo com diálogo estabelecido com o prefeito. “Esse trabalho conjunto entre Pastoral do Migrante e prefeitura ganha hoje um novo patamar. Os compromissos firmados pelas secretárias vão garantir uma parceria efetiva, para sustentar o trabalho brilhante que a Pastoral faz, no acolhimento e promoção de cidadania aos migrantes e imigrantes, que chegam em nossa Capital”, disse Rosa Neide.

“É nosso compromisso na Secretaria de Assistência poder ampliar a parceria com a Pastoral que faz um trabalho social muito importante, cumprindo uma função que deveria ser exercida pelo poder público. É nosso dever sermos parceiros nesse atendimento”, disse a secretária Hellen.

Ausência do governo do Estado

Por sua vez, o deputado Valdir Barranco disse que cobrará via Assembleia Legislativa, quais os motivos do governo do Estado não apoiar a Pastoral do Migrante. “Essa importante Casa presta atendimento a migrantes e imigrantes que chegam em Mato Grosso. Portanto, o governo do Estado precisa apoiar”, afirmou.

Volney Albano

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Mulher mata marido com facada durante briga após bebedeira

Danyllo Roger Lisboa Campos, de 36 anos, foi morto com uma facada na costela, na noite des…