A partir da intervenção da deputada, Prefeitura se compromete a firmar Termo de Cooperação com a entidade
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na segunda-feira (16), de reunião na Pastoral do Migrante em Cuiabá, com o deputado estadual Valdir Barranco (PT), o padre Valdecir Molinari, a secretária municipal de Assistência Social, Hellen Ferreira de Jesus; a secretária municipal de Saúde, Suelen Danielen Alliend, a secretária-adjunta municipal de Educação, Débora Vilar e equipes técnicas da Casa e da prefeitura.
O encontro deu prosseguimento às demandas apresentadas ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na reunião realizada na segunda-feira (09). A deputada ressaltou que Pinheiro assumiu compromisso de apoiar no custeio mensal das atividades da Pastoral. Ela disse ainda ter destinado emenda de R$ 200 mil à Cuiabá, para que a gestão municipal aplique na construção de uma padaria comunitária a ser utilizada pelos migrantes.
A secretária Hellen disse que a prefeitura firmará um Termo de Cooperação, para garantir o custeio mensal das atividades da Pastoral, incluindo a manutenção dos profissionais que trabalham no local. Hellen disse que para além do custeio, Secretaria de Assistência manterá o apoio que já vem efetuando com alimentação e materiais de limpeza.
Débora Vilar informou que a Secretaria de Educação promoverá a criação de uma sala anexa de creche no local, para atendimento das crianças, cujos pais precisam trabalhar ou procurar trabalho.
O coordenador da Pastoral, Padre Valdecir, afirmou que uma das principais queixas dos migrantes, é que ao serem atendidos junto com seus filhos em unidades de saúde da região, eles não conseguem acessar grande parte dos medicamentos receitados pelos médicos e médicas.
A secretária de Saúde, Suelen, disse que encaminhará ações no sentido do fornecimento de medicamentos diretamente à Pastoral, para garantir a assistência efetiva de saúde aos migrantes.
Professora Rosa Neide agradeceu às secretárias e profissionais da prefeitura que foram ao local, cumprindo com diálogo estabelecido com o prefeito. “Esse trabalho conjunto entre Pastoral do Migrante e prefeitura ganha hoje um novo patamar. Os compromissos firmados pelas secretárias vão garantir uma parceria efetiva, para sustentar o trabalho brilhante que a Pastoral faz, no acolhimento e promoção de cidadania aos migrantes e imigrantes, que chegam em nossa Capital”, disse Rosa Neide.
“É nosso compromisso na Secretaria de Assistência poder ampliar a parceria com a Pastoral que faz um trabalho social muito importante, cumprindo uma função que deveria ser exercida pelo poder público. É nosso dever sermos parceiros nesse atendimento”, disse a secretária Hellen.
Ausência do governo do Estado
Por sua vez, o deputado Valdir Barranco disse que cobrará via Assembleia Legislativa, quais os motivos do governo do Estado não apoiar a Pastoral do Migrante. “Essa importante Casa presta atendimento a migrantes e imigrantes que chegam em Mato Grosso. Portanto, o governo do Estado precisa apoiar”, afirmou.
Volney Albano