Home Política Esquerda regozija sobre falhas de Bolsonaro em debate; deputados de direita defendem

Esquerda regozija sobre falhas de Bolsonaro em debate; deputados de direita defendem

7 min ler
0

Bolsonaristas e lulistas trocam críticas nas redes; Pesquisa aponta Tebet com o melhor desempenho

Primeiro debate televisivo dos presidenciáveis repercutiu entre os políticos mato-grossenses. De um lado os bolsonaristas defendendo Jair Messias Bolsonaro (PL), que acabou saindo do confronto com a pecha de mentiroso e também foi chamado de machista.  Do outro, os líderes regionais da esquerda, que viram segurança no desempenho do ex-presidente Lula (PT) e “desespero” no de Bolsonaro.

Apesar disso, pesquisa do Datafolha realizada com 60 pessoas no mesmo momento do debate de domingo (28) apontou a senadora Simone Tebet (MDB) como a candidata com melhor desenvoltura na avaliação do eleitor. O pior foi Bolsonaro. A avaliação entre os dois polos da disputa – Lula e Bolsonaro – revela decepção dos eleitores. Para eles, o ex-presidente e o atual ficaram mais preocupados em trocar acusações e se atacarem do que em apresentar propostas.

Também estiveram no embate realizado pela Band em parceria com o Uol, Folha de S. Paulo e TV Cultura Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil) e Ciro Gomes (PDT).

Nas redes sociais, comentando o debate, o bolsonarista Gilberto Cattani (PL) classificou as eleições deste ano como a luta do bem contra o mal. O deputado estadual e candidato à reeleição utilizou trechos do debate em que Jair Bolsonaro acusa o ex-presidente Lula de estar alinhado com governos autoritários.

Já o presidente estadual do PT de Mato Grosso, o deputado Valdir Barranco, viu na performance de Lula “segurança” e na do Bolsonaro, “desespero”.

Coordenador da campanha de Lula em Mato Grosso, o senador Carlos Fávaro (PSD) comentou o embate em tempo real: “O quê???? @jairbolsonaro acaba de falar que ‘ainda bem que a natureza criou esse monstro coronavírus’. Ainda bem pra quem? Para as 680 mil famílias que sofrem a perda de seus entes? Para a nossa economia? Ou para quem precisa se escorar na desculpa da pandemia?”, postou no Twitter, ganhando reações diversas nos comentários.

Reprodução

F�varo e Lula

Responsável pela estratégia vinculada ao agro e à sustentabilidade na campanha petista, Fávaro também usou trecho de uma fala de Lula sobre a COP15, na qual o Brasil firmou compromisso de redução do desmatamento. O compromisso foi referendado na COP21, em Paris, época em que Carlos Fávaro era vice-governador e secretário de Meio Ambiente. “Trouxemos para Mato Grosso mais de R$ 170 milhões para investimentos na agricultura familiar, povos indígenas e quilombolas e combate ao desmatamento”, lembra o senador.

Machismo

Durante o debate, Jair Bolsonaro se irritou com a pergunta da jornalista Vera Magalhães (Tv Cultura) ao candidato Ciro Gomes (PDT) sobre a queda na cobertura vacinal no Brasil e o agravamento da covid-19, que segundo ela, se deve à falta de informação propagada por Bolsonaro.

O chefe do Executivo não gostou da pergunta e rebateu “você dorme pensando em mim, você tem alguma paixão por mim”, disse Bolsonaro à Vera.

A resposta de Bolsonaro à jornalista foi considerada pelos agentes políticos como machista, e se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Rdnews

Deputados Cattani Medeiros Barbudo Bolsonaristas

Endossando as acusações contra o chefe do executivo, a deputada federal Rosa Neide (PT) considerou como “violenta” a forma que o chefe do executivo tratou a jornalista. Já Nelson Barbudo (PL) nega que Bolsonaro seja machista e afirma – sem apresentar dados – que Bolsonaro foi o presidente que mais sancionou leis em defesa das mulheres na história do Brasil.

Na defesa do candidato à reeleição, o deputado federal José Medeiros (PL) acusa a jornalista de ser perseguidora, minimizando as acusações contra Jair Bolsonaro. Ele também realiza uma enquete em seu Twitter, ao qual coloca como as opções de “safada”, ‘sem caráter” e “porcaria” sobre quem faz um “ataque e se vítima depois”

Ele aproveita também e manda um recado para os eleitores de Lula os alertando, dizendo que eles não enfrentam o José Serra e sim, Jair Bolsonaro. “Vocês estão com um adversário que tem time na rua e me desculpe a falta de modéstia mais empolgado com o candidato que vocês”, falou o deputado.

Fonte: RD News/Alex Oliveira

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Morador de Sinop que estava desaparecido é encontrado morto às margens da MT-220 próximo a Tabaporã

O corpo de Sidney Bessa, de 46 anos, foi encontrado morto no último sábado (04-01), próxim…