Home Política Fake News espalhada por Bolsonaristas sobre Lula e facção teve 345 mil likes no Instagram

Fake News espalhada por Bolsonaristas sobre Lula e facção teve 345 mil likes no Instagram

4 min ler
0

Repetindo a estratégia de usar informações falsas para associar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a facções criminosas, parlamentares e influenciadores bolsonaristas disseminaram a falsa relação entre o crime organizado e a sigla CPX, que aparece em um boné usado pelo petista na quarta (12).

Na véspera (1º) do primeiro turno, como mostrou o Aos Fatos, conteúdos desinformativos ligando Lula ao PCC (Primeiro Comando da Capital) foram compartilhados por todo o ecossistema de desinformação bolsonarista.

Entre quarta (12) e quinta-feira (13), posts fazendo falsas associações entre Lula e o crime organizado com base na sigla CPX somaram ao menos:

345 mil curtidas no Instagram;
54 mil interações no Facebook;
e 42 mil no Twitter.

No Instagram e no Facebook, plataformas da Meta, a mentira foi disseminada em posts da deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da campanha à reeleição do pai dele.

Ambos publicaram imagem que compara os compromissos oficiais dos dois candidatos à Presidência durante o feriado de Nossa Senhora de Aparecida. O presidente Jair Bolsonaro foi à Catedral de Aparecida (SP), em visita marcada por vaias, gritos de apoio e confusão, enquanto o ex-presidente Lula esteve no Alemão. “Nunca foi tão fácil escolher”, escreveu Zambelli.

A principal peça que circulou nas redes afirma que o candidato teria usado boné com sigla ligada a uma facção criminosa. Na verdade, a sigla CPX estampada no boné é uma abreviação de Complexo e é usada por moradores e até forças policiais para se referir ao bairro, como mostrou o Aos Fatos.
A segunda traz uma imagem de Lula ao lado do ator Diego Raymond, mas o descreve como “traficante do complexo do alemão”. Conhecido pelo apelido Mister, ele chegou a ser preso, mas respondeu às acusações e foi absolvido, conforme checagem feita pelo Aos Fatos.
Raymond repudiou as informações falsas em post no Instagram, declarou voto em Lula e escreveu que é “modelo, atleta de futebol americano e de crossfit, absolvido de todas as acusações e que teve uma origem difícil, como a maior parte dos brasileiros, mas segue a luta diária do preto e pobre”.

No Twitter, uma das primeiras publicações que alimentou a ligação falsa entre Lula e o crime organizado foi feita pelo influenciador bolsonarista Leandro Ruschel, que escreveu: “O que quer dizer esse ‘CPX’ no boné que Lula usou ao fazer ato de campanha no Complexo do Alemão?” Nos comentários, seguidores responderam reforçando as falsas associações, entre elas imagens de fuzil com a sigla ao lado de Lula com o boné, algumas em tom abertamente racista.

 

Terra

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Politec de Juína procura por familiares de homem encontrado morto em Novo Horizonte do Norte

A Gerência Regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Juína procura …