
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, foi alvo de uma representação criminal na Polícia Federal, no ultimo dia (7), por fazer um gesto nazista no ato de Jair Bolsonaro pela anistia no dia 6 de abril, em São Paulo.
Ao fazer a saudação en defesa da anista para os golpistas de 8 de janeiro, na Avenida Paulista, em São Paulo, o governador Mauro Mendes (União) levantou o braço para o alto, com a mão espalmada.
Esse fato gerou polêmica nas redes sociais. O gesto lembrou a saudação feita pelo bilionário Elon Musk, durante a posse de Donald Trump, nos EUA.
A representação foi enviada à PF pelo Sindicato de Jornalistas de Mato Grosso.
Mauro Mendes, filiado ao União Brasil, esteve no trio ao lado do ex-presidente.
O governador, ao gritar “por Deus, pela pátria, pela liberdade. Sim!”, ergueu a palma da mão, com braço ereto, lembrando a saudação nazista feita recentemente pelo bilionário Elon Musk na posse de Donald Trump.
“Na saudação nazista, o braço é erguido completamente, em um ângulo aproximado de 45 graus, estendido para frente e ligeiramente para cima. No gesto do governador, o braço também está estendido para frente e para cima, com a palma da mão voltada para baixo. Há uma semelhança visual inegável na forma geral do movimento”, disse a representação criminal enviada à Polícia Federal de Mato Grosso.
O Sindicato de Jornalistas de MT pede para que o gesto seja investigado pela corporação e pelo Ministério Público Federal.
Gazeta Digital