Home Estaduais Governo do Estado manda 96 mil doses de vacina contra a gripe aos municípios

Governo do Estado manda 96 mil doses de vacina contra a gripe aos municípios

5 min ler
0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 96 mil doses do imunizante contra a gripe (influenza) do Ministério da Saúde, que serão distribuídas aos 142 municípios a partir desta terça-feira (25.3). O Governo Federal informou a entrega de mais 244 mil doses ao Estado nas próximas semanas, além de outras entregas futuras.

A estratégia do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em Mato Grosso, a meta é vacinar 1.427.428 pessoas contra a influenza neste ano.

A vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação em 2025, e pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a vacinação ocorrerá a partir do dia 7 de abril e continuará durante todo o ano de 2025. A vacina integra o Calendário Nacional de Vacinação para as crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

“É claro que nesses meses em que nós temos um aumento de casos, provavelmente, vai haver uma busca maior da população, então vamos enfatizar que as pessoas façam a vacinação neste momento. Mas, a cada novo envio de doses do Ministério da Saúde, nós imediatamente distribuímos aos municípios. E, caso o município ainda tenha um quantitativo em estoque, avaliamos a entrega posterior de novas doses”, explicou.

São considerados grupos prioritários a serem vacinados contra a gripe: trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, a população carcerária, funcionários do sistema carcerário e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A orientação da SES-MT é que a vacinação seja feita tanto em postos fixos quanto volantes, com o intuito de alcançar aqueles que mais precisam ser vacinados. Além disso, os municípios devem ofertar a vacinação em instituições de longa permanência para idosos, centros de convivência de idosos e creches e escolas pré-escolares, entre outros locais.

O Ministério da Saúde sugere a realização do dia “D” de divulgação e mobilização nacional no dia 10 de maio de 2025.

 

Redação

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Coronel PM ALEX FONTES do 21º BPM fala sobre atuação da patrulha rural (video)