Recenseadores do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tem relatado enfrentar dificuldades para aplicar as pesquisas do Censo 2023 no período do dia na população de Porto dos Gaúchos.
Além do índice de recusa em responder as perguntas, os profissionais estão tendo dificuldades em encontrar alguém que possa responder o questionário nas residências durante o dia.
O pedido de compreensão é no sentido de que visando sanar essa dificuldade e concluir o Censo, os recenseadores passarão a visitar os domicílios durante o período da noite, por isso é importante que a população seja receptiva, compreenda a necessidade de ser visitado a noite e colabore respondendo adequadamente as perguntas.
A contagem correta da população é muito importante para o município, pois é através de sua população que são estimados os valores de repasses de recursos estaduais e federais para serem investidos por exemplo em saúde, educação, infraestrutura e programas de moradia.
O recenseador que bater a sua porta, estará todo trajado, com um crachá que tem o QR Code que na hora mostra o nome dele e o documento confirmando que ele é do IBGE.
Conforme a prévia divulgada em 28 de dezembro do ano passado pelo Instituto, Porto dos Gaúchos teria chegado a 6.325 habitantes.
Na época os números foram bastante questionados pela população, principalmente nas redes sociais onde muitos acharam o número inferior a realidade do município, e muitas pessoas alegaram não terem sido recenseadas ainda.
É a hora de todos contribuírem de alguma forma com o município.
Fonte: Porto Noticias