Home Política José Riva afirma que Janaina pode se tornar oposição caso saia derrotada na disputa pela 1ª secretaria da AL

José Riva afirma que Janaina pode se tornar oposição caso saia derrotada na disputa pela 1ª secretaria da AL

7 min ler
0

O ex- presidente da Assembleia Legislativa, José Riva,   disse que sua filha, deputada estadual Janaina Riva (MDB),  pode  se tornar oposição ao governador Mauro Mendes (União Brasil) se for derrotada por Beto Dois a Um (União Brasil) na disputa pelo cargo de 1ª secretária da Mesa Diretora. A eleição está marcada para 07 de agosto.

Segundo Riva, existe uma pressão para que deputados votem em Beto, que é o candidato preferido do Palácio Paiaguás, e não em Janaina. No entanto, não acredita que essa pressão esteja sendo feita pelo governador porque, na visão dele, seria amadorismo por parte do chefe do Executivo estadual.

“Eu vejo que existe algumas forças no Governo Mauro, não sei se é ele, não sei se é outro, que tentam enfraquecer a Janaina no processo da Mesa Diretora. Tem um deputado que me contou que recebeu uma pressão muito forte para não votar na Janaina. Eu participo pouco disso porque houve uma decisão da Janaina e minha de que   não entraria nessa conversa. Vamos supor que fosse o governador Mauro, que eu não acredito que seja, mas vamos supor que fosse ele, seria muito amadorismo porque se não tem oposição, vai ter”, disse Riva em entrevista ao   PodOlhar.

A discussão sobre quem será o escolhido como 1º secretário na eleição tem movimentado os corredores do Legislativo no Estado. Janaina,  até então favorita para ocupar o cargo, tem como principal adversário seu colega de Parlamento Beto Dois a Um, que está em seu primeiro mandato e já se articula para ocupar o cargo considerado o segundo mais importante da Casa.

É o 1ª secretario que fica responsável pelo orçamento do Legislativo estadual, que hoje gira em torno de R$ 700 milhões neste ano. Além de Beto, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil), líder do Governo na Casa, também lançou seu nome na disputa.

Riva afirma que tem acompanhado a situação de fora e que é Janaina quem deve conduzir as articulações. Mesmo assim,  adiantou que a aconselha a partir para a oposição caso seja preterida.

“Eu acho que quem tiver querendo mandar a Janaina para a oposição não fez uma leitura de que a Janaina vai ser a grande líder da oposição […] se eles estão fazendo isso é porque eles querem ela na oposição. Então, não é um bom negócio ter a Janaina na oposição porque ninguém tem mais capacidade de debate, não menosprezando os demais deputados, do que ela. A Janaina tem um ‘sanguezinho’ de gostar de fazer oposição e até agora ela tem feito tudo para ajudar o Governo Mauro Mendes”, argumentou.

Janaina está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa e vem pleiteando o cargo de 1ª secretária há anos. Autora de 60 leis que estão em vigor atualmente em Mato Grosso, Janaina já oficializou que em 2026 não deve disputar a reeleição, mas sim uma majoritária, provavelmente uma das duas cadeiras que serão abertas no Senado.

“Por que o Mauro iria querer jogar a Janaina na oposição? Porque se eles derrotarem a Janaina na 1ª Secretaria com a força do governo,  ela vai ter que ser oposição e eu conheço a Janaina, ela na oposição cresce. Aí é que eles não vão tirar a vaga dela no Senado”, pontuou.

Hoje, a Mesa Diretora é formada por sete cadeiras, sendo atualmente composta pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil), como presidente; Max Russi (PSB), 1º secretário; Janaina Riva, 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSD), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Gilberto Cattani (PL), 3º secretário e Valmir Moretto (Republicanos), 4º secretário.

Para o próximo biênio, a Mesa Diretora contará com quatro novos cargos: dois de vice-presidente e dois de secretário.​

Thaís Fávaro/RD News

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Prefeito atual e eleito de Novo Horizonte do Norte indicam nomes para compor equipes de transição

O prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves (MDB), confirmou através de D…