Com base na nova lei que define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, tanto para aqueles contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quanto para servidores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a vereadora Luciane Bündchen requereu através de indicação durante sessão na câmara de vereadores dia 7 de agosto, que o poder executivo municipal proceda com o reajuste do salário dos Técnicos de Enfermagem do município de Porto dos Gaúchos.
Nas justificativa, Luciane disse que o salário da categoria é incompatível com a responsabilidade; “Muitos servidores que entram no serviço publico em outras categorias já entram ganhando mais que os técnicos. Temos a lei nacional que está em vigor desde maio e espero que o executivo veja isso pra que todos recebam, retroativo, o que é de direito”, declarou.
Conforme a Lei nº 14.434 de agosto de 2022, a norma prevê que para os Técnicos de enfermagem, seja pago 70% do piso dos enfermeiros; e 50% para os auxiliares de enfermagem.
A Lei passou a vigorar a partir de maio deste ano 2023, sendo que terão direito ao recebimento retroativo da diferença salarial desde então.
“Com base nesses dados peço ao Executivo analisar a possibilidade de reajustar os salários dos Técnicos de enfermagem proporcional ao piso dos Enfermeiros”, colocou Luciane.
Outras indicações
Luciane ainda Indicou a construção de paisagismo no entorno da Rodoviária Municipal e um quiosque para que os idosos continuem tendo seu espaço de laser e jogos. Em outra indicação a parlamentar pede que seja feito uma Cuia Gigante e Arara para colocar na entrada da cidade no Trevo que liga a Ponte do Rio Arinos, o que em sua visão trará uma caracterização forte que simboliza o município e seus fundadores que eram gaúchos.
“Principalmente porque no trevo está mencionado apenas eu Amo Porto. A Arara simboliza uma das belezas que temos a apreciar em nossa cidade como o tratador de araras localizado na residência dos colonizadores. Serão duas peças marcantes para nosso município”, disse.
Fonte: Porto Noticias