O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu a corrida presidencial em 13 Estados, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 14. O petista venceu nos nove Estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe); em quatro Estados do Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Tocantins); e em um Estado do Sudeste: Minas Gerais.
Bolsonaro venceu em todos os Estados do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal) e do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul); em três Estados do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Norte, conseguiu a vitória no Acre, em Roraima e Rondônia.
Os maiores porcentuais de voto de Bolsonaro foram em Roraima, com quase 70% dos votos válidos. Em Rondônia, Santa Catarina e Acre, obteve mais de 60% dos votos. Seus piores índices foram no Piauí (20%), na Bahia (24%), no Ceará (25%) e no Maranhão (26%).
Já Lula teve os melhores resultados no Piauí (74%) e na Bahia (69%). Os piores resultados do petista foram em Roraima (23%), no Acre (29%) e em Santa Catarina (29%).
Outros dados
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve mais da metade dos votos válidos em 11 estados do país. Jair Bolsonaro (PL), que também foi para o segundo turno, registrou mais de 50% dos votos em 10 estados e no Distrito Federal.
O melhor desempenho do candidato do PT foi no Piauí, onde obteve 74,25% dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o candidato do PL conseguiu seu recorde em Roraima, onde atingiu 69,57%.
A menor diferença entre os dois candidatos que passaram ao segundo turno ocorreu no Amapá: 2,26 pontos percentuais. No estado, Lula venceu com 45,67% e Bolsonaro ficou em segundo, com 43,41%.
Quando observadas as regiões, Lula venceu em todos os estados do Nordeste. Já Bolsonaro obteve maioria em todo o Centro-Oeste e no Sul do país.
No Sudeste, Bolsonaro foi superior em três estados e Lula, em um. No Norte, Lula venceu em quatro estados, enquanto Bolsonaro foi melhor em três.
Redação