O município de Porto dos Gaúchos perdeu na madrugada desta terça-feira dia 17 de janeiro um de seus mais ilustres pioneiros.
Faleceu aos 80 anos de idade o senhor Leopoldo Wilke, em decorrência de complicações de saúde causadas após contrair a covid-19.
Conforme informou a filha Beatriz Wilke, Leopoldo e a esposa tinham contraído o vírus recentemente, e enquanto a esposa se recuperou, ele foi tendo complicações a acabou sendo transferido para Nova Mutum onde foi entubado no último domingo (15). Os rins e o coração foram sendo afetados, e nesta madrugada o pioneiro teve uma parada cardíaca, vindo a óbito.
Não haverá velório, e o corpo deverá chegar a Porto dos Gaúchos por volta das 11hs para um cortejo pelo centro da cidade, seguindo direto para sepultamento no cemitério da cidade.
Natural de Santa Maria no Rio Grande do Sul, o gaúcho era conhecido por um episódio em que levou uma flechada de índios enquanto descia de lancha para Porto dos Gaúchos no início da colonização. Leopoldo era um dos pioneiros do município, onde chegou aos 14 anos de idade com seus pais e irmãos em 1957, dois anos após a fundação. No município, ele se casou em 1973 com Helena Rezer Wilke, a quem deixa viúva, além de 2 filhas, 5 netos e 03 bisnetos.
Leopoldo foi também um dos primeiros operadores de patrola da região, ajudou inclusive abrir a avenida principal de Juara no início dos anos setenta.
Ele atuou como patroleiro da prefeitura de Porto dos Gaúchos por muitos anos até se aposentar a alguns anos atrás. Ultimamente, devido a problemas de saúde, vivia recluso em sua residência junto a sua família.
Fonte: Porto Noticias