De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Mato Grosso é o segundo Estado com mais bloqueios em estradas feitos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). A corporação fez uma coletiva em Brasília nesta terça-feira (1º), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) obrigar a PRF a desfazer os bloqueios.
A coletiva não teve presença do diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, que foi substituído por outros membros da direção da corporação. Mato Grosso tem 26 interdições registradas pela PRF, atrás apenas de Santa Catarina, com 36 bloqueios.
Segundo a PRF, não é possível projetar quando as interdições serão completamente desfeitas. A corporação também informou que ainda não mapeou as lideranças nem as pautas dos manifestantes.
Os protestos começaram na noite de domingo (30), logo após a confirmação da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, derrotando Bolsonaro. Os bolsonaristas dizem que aguardam uma “ordem” do atual presidente.
A PRF negou que esteja inerte e os diretores disseram que toda a mobilização é acompanhada. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram casos de policiais da corporação dizendo que dariam apoio e não aplicariam multas aos manifestantes.
De acordo com a corporação, foram abertos procedimentos administrativos para apurar a conduta dos agentes que aparecem nas imagens. Eles, porém, não foram afastados das funções.
Midia Jur