Mato Grosso atingiu um novo recorde após alcançar o patamar de 32.788.192 cabeças de gado em 2021. Considerando a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número equivale a nove bois para cada habitante.
De acordo com a assessoria do Governo Estadual, o rebanho bovino mato-grossense teve um aumento de 1,624 milhão de cabeças em apenas um ano. Conforme os dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o rebanho cresceu 5,2% no Estado de novembro de 2021 em relação a novembro de 2020, e em praticamente todas as 14 regionais do Estado, com exceção da de Barra do Garças, onde houve um pequeno decréscimo de 0,6%.
Ficaram com crescimento acima da média estadual as Regionais de Cáceres, Alta Floresta, Barra do Bugres, São Felix do Araguaia, Pontes e Lacerda e Juína, sendo esta última com maior incremento (10,4%).
Vale lembrar que no mesmo ano passado, a capital de MT virou assunto nacional por conta da fila de pessoas pobres na porta de um açougue esperando doação de ossos.
Da Redação Olhar Direto – Michael Esquer