Com a finalidade de aproximar o Brasil e a Espanha na busca pelas inovações e sustentabilidade do agronegócio, por meio de órgãos públicos e instituições privadas, representantes da Câmara do Comércio Brasil Espanha e do Ministério da Agricultura Pesca e Alimentação espanhol e os técnicos e analistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reuniram-se na Espanha.
Cleber Soares, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), demonstrou as táticas fundamentais para agricultura e alimentação sustentável para o Brasil, tais como, o Plano ABC+, o Programa Nacional de Bioinsumos, o portal Agro Hub Brasil e as estratégias de Foodtech no Fórum Galicia Biodays de Biotecnologia e Ciências da Vida, que foi realizado no município de La Coruña, cidade da comunidade autônoma da Galiza, na Espanha.
O Fórum contou com a presença de mais de 600 participantes de diferentes regiões, incluindo o setor privado, governo e ecossistemas de inovação.
“Esta é uma extraordinária oportunidade para a transferência de experiências no posicionamento da agricultura do Brasil, pois além de ter muita tecnologia embarcada, também possui vários princípios importantes de sustentabilidade”, enfatizou para o site oficial do Mapa, Cleber Soares.
A delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, igualmente, trabalhou com o Centro Latino-Americano de Tecnologia de Alimentos, a Embaixada do Brasil na Espanha e a Câmara de Comércio Brasil-Espanha para focar em seminários de tecnologia de alimentos, nos quais também participaram importantes clusters de centros de inovação, aceleradoras e empresas de biotecnologia. “Os assuntos ligados à tecnologia de alimentos deu grandes passos, tanto na Espanha quanto no Brasil, e as conveniências de esforços coletivos e simultâneos para aproximar os ecossistemas dos dois países podem levar a muitas iniciativas de inovação aberta”, disse o secretário ao site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A comissão também se reuniu com Isabel Bombal, diretora de Inovação e Desenvolvimento Rural do Ministério de Agricultura da Espanha, para identificar a possibilidade de esforços coletivos e simultâneos e oportunidades para posteriores ajustes de colaboração.
No final da visita, a delegação realizou um encontro de esclarecimentos e definições dos próximos passos na Embaixada do Brasil na Espanha, que contou com a presença do Embaixador Orlando Wright Ribeiro. Um desses atos é desenvolver acordos de cooperação para consolidar a reconciliação entre os países sobre assuntos de ampla importância em comum, como Inovação Aberta, Foodtech, Agricultura Digital e Bioinsumos.
Bioeconomia
Outro assunto abordado nas reuniões entre o Brasil e a Espanha foi a Bioeconomia, um exemplo de plantio fundamentado na utilização de soluções biológicas que oferece soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção em substituição aos recursos fósseis e não renováveis.
Este modelo existe em setores mais condicionados aos ativos biológicos, tais como, agricultura, alimentos, fibras, cosméticos, biocombustíveis e prestação indireta de serviços, empresas, dentre outros. O ramo da agricultura desempenha um papel vital, pois sua base é formada por elementos biológicos.
Como tal, a bioeconomia continuará a desempenhar um papel importante na Terra, pois abrange desde a biodiversidade do planeta até o fornecimento de alimentos, roupas e bioenergia às pessoas.
Para Cleber Soares, a bioeconomia aliada ao investimento em aperfeiçoamento com certeza será uma força de mudança no mundo. “Em meio à recessão, esse modo de produção continuará agregando valor à comunidade mundial e ajudando a enfrentar esses desafios, seja por meio da geração de alimentos quanto de energia”, explicou o secretário ao site oficial do Mapa.
Veja mais notícias em nosso site.