O município de Porto dos Gaúchos está de luto. Morreu nesta terça-feira dia 14 de março aos 61 anos de idade Carmen Lina Duarte, que entrou para a história como a primeira mulher a exercer a função administrativa do município.
A ex-prefeita passava já a algum tempo por um tratamento contra um câncer. Durante todo esse tempo, Carmen que também foi primeira dama do município de 1983 a 1988 e vereadora entre 2005 e 2008, travou a batalha contra o câncer em silencio, acompanhada apenas por familiares próximos, que se mantinham confiantes na recuperação dela.
Nos últimos dias, a doença teve um agravamento, e Carmen foi levada para Sorriso onde iria fazer quimioterapia e foi para UTI. Ela apresentou melhora, e iria ganhar alta esta semana, mas infelizmente por volta do meio dia desta terça-feira, ela foi vencida pela doença avassaladora.
Natural de Santa Isabel Do Ivaí-PR, Carmen se mudou para Porto dos Gaúchos na década de setenta, e foi no município que ela se casou com Jair Pereira Duarte, que viria a ser eleito prefeito de Porto dos Gaúchos em 1982. Como primeira dama, Carmen já focava no social, área em que atuou por toda sua vida em Porto dos Gaúchos.
Sempre dando assistência ao menos favorecidos, ela se orgulhava em lembrar que foi no mandado do marido, que ela como primeira dama implantou o primeiro programa de distribuição de cesta básicas que o município teve, ajudando muitas pessoas que passavam por necessidade na época.
A politica sempre teve no sangue da família. Após o período de primeira dama, Carmen se manteve atuante na sociedade, se tornando uma das figuras mais lembradas pelas pessoas recorriam a ela para pedir ajuda em vários sentidos, principalmente no social. No ano 2000 Carmen almejou voltar a vida publica e foi candidata a vice-prefeita de Nércio Arend (in-memorian). Depois em 2004 ela voltou como candidata a vereadora e foi a mais votada do município, e o mandato atuante como vereadora lhe credenciou a ser candidata a prefeita na eleição seguinte, e foi a primeira mulher a administrar Porto dos Gaúchos
Carmen foi eleita em 2008 e governou Porto dos Gaúchos entre 2009 e 2012. Foi durante sua gestão que se iniciou a evolução industrial e agrícola do município, o que fez com que Porto dos Gaúchos que na época tinha a economia voltada para a pecuária, passasse ser um dos principais municípios com agricultura de forte escala na região, alavancando a arrecadação e se tornando a potencia agricultável que é hoje.
Carmen Duarte deixa o esposo, Jair Pereira Duarte e duas filhas; Kelly Cristina Duarte Bündchen e Karoline Pereira Duarte Gregório.
O corpo de Carmen Duarte chegará ainda nesta terça-feira em Porto dos Gaúchos, e será sepultado na quarta-feira dia 15 de março em horário ainda a confirmar.
Nota
A prefeitura de Porto dos Gaúchos através do prefeito Vanderlei de Abreu e do vice-prefeito Mauro Ferreira, decretou luto oficial de 03 dias no munícipio e suspendeu o expediente nas repartições publicas na quarta-feira dia 15, dia do sepultamento. Na nota, os gestores prestam condolências a toda a família e citam que Carmen enquanto vereadora e prefeita, somou grandemente para o crescimento do município, além de ser uma grande mãe, avó e amiga de toda população. “Nossos sentimentos aos familiares e amigos, e que possam ter forças para passar por esse momento difícil, e que Deus conforte o coração de todos”, diz trecho da nota.
Durante o período de luto oficial, a bandeira municipal ficará hasteada a meio mastro nos órgãos públicos do município.
Da Redação
A Direção do site Porto Notícias, lamenta profundamente o falecimento de Carmen Lima Duarte. Nossos sentimentos estão com a família bem como nossas orações para que Deus conforte a todos nesse momento de irreparável perda.
Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.
Fonte: Porto Noticias