O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser implantado em Mato Grosso a partir desta segunda-feira (6 de março), mas será obrigatoriamente exigido somente a partir de 2032. Com isso, os documentos atuais continuam valendo sem nenhuma restrição.
O novo documento unificará os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), e terá formato reduzido, se enquadrando nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes.
Além do número do RG, o documento irá conter o CPF e 15 dados opcionais como o nome social, o número do Documento Nacional de Identificação (DNI), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cartão Nacional de Saúde, identidade profissional, certidão de reservista, dentre outros.
Em entrevista à TV Porto Record, a responsável pela emissão do documento em Porto dos Gaúchos esclareceu algumas duvidas referentes a nova regra.
Deborah Kreutzfeldt, salientou que uma das principais mudanças, é que até agora cada estado fazia individualmente o RG do cidadão, e a partir de agora o documento que está sendo chamado de “Nova Carteira de Identidade Nacional” será um documento nacional.
“As pessoas que vão fazer a Nova Identidade, tem que estar em dias na Receita Federal. Todas as pessoas podem fazer a Nova Identidade, que passa a ser emitida de forma gratuita para todos, mas agora terá data de validade igual a carteira de Habilitação, e não terá mais validade por tempo indeterminado, com exceção para idosos”, explicou Debora.
Crianças de 00 a 11 anos terão o documento valido por 05 anos. Já para pessoas de 12 a 59 anos, o documento terá validade de 10 anos e então deve ser renovado sem nenhum custo. Já para pessoas acima de 60 anos o prazo de validade é por tempo indeterminado.
A única cobrança será em caso de extravio do documento antes do prazo de validade. Para estes casos haverá a cobrança de uma taxa de R$ 68,15 inicialmente.
Que quiser, também pode optar pelo modelo do documento cartão pagando uma taxa de R$ 100 (cem reais). Tanto o modelo comum como o modelo cartão, terão o sistema de Código QR, que possibilita usar o documento via smartphone.
Quem já quiser aderir a Nova Identidade, deve apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento e CPF no posto de atendimento da prefeitura, que fica na avenida Teodoro Rezer, N° 1333, próximo ao Supermercado Paraná no centro de Porto dos Gaúchos.
Fonte: Porto Noticias