José Múcio Monteiro, novo ministro da Defesa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou nesta segunda-feira (2/1) da cerimônia de passagem de comando da Aeronáutica para o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Durante a cerimônia, Múcio reforçou o trabalho da Força Aérea Brasileira para a manutenção da democracia.
“Estou certo de que a Força Aérea Brasileira passa a ser comandada por um homem público com liderança para honrar a hierarquia e a disciplina e para manter a instituição como um dos pilares da democracia. Vamos juntos e em harmonia trabalhar pela defesa e segurança do Brasil e pela garantia do regime democrático”, disse Múcio.
Marcelo Kanitz Damasceno foi escolhido para o cargo pelo critério de antiguidade. O tenente-brigadeiro do Ar substitui Carlos de Almeida Baptista Junior, que detém o mesmo cargo de seu sucessor.
O novo comandante da Aeronáutica entrou para a FAB em março de 1976. Natural de Canoas-RS, Damasceno é piloto operacional nas aviações de patrulha, asas rotativas e transporte.
Ao longo de sua carreira nas Forças Armadas, Marcelo Kanitz Damasceno ocupou a chefia da Seção de Operações do Esquadrão Phoenix, o comando do Grupo de Transporte Especial, além de ter sido o comandante da base aérea de Brasília, adido de defesa e de aeronáutica na embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica, e em Paris, na França.
Em novembro de 2018, o novo comandante alçou ao cargo de tenente-brigadeiro e estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.
Metrópoles