A Polícia Federal cumpre dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em Juara, durante a 10ª fase da Operação Lesa Pátria, nesta terça-feira (18). Os alvos são suspeitos de participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos de vandalismo nos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília.
Ao todo, no Brasil, estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em Mato Grosso, no DF e em mais seis estados (Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo). Em Mato Grosso, os alvos desta fase estão em Juara.
Ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal em investigação sobre ataques ao Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF, que foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições. Manifestantes estavam insatisfeitos com o fato de Lula (PT) ter vencido Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do ano passado.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
A população que tiver alguma informação sobre a identificação das pessoas que de alguma forma tenham ligação com os atos acima citados deverá denunciar no e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Fonte: Kethlyn Moraes/RD News