O período de defeso da piracema em Mato Grosso, que começou em 1º de novembro/2021, termina nesta segunda-feira dia 31 de janeiro de 2022. Neste período ficou proibida a pesca, tanto amadora como profissional.
Com o termino, a partir da meia noite de segunda-feira (31) a pesca volta a ficar liberada. A piracema é o período de reprodução dos peixes.
Mas apesar de a pesca ser liberada novamente existem algumas regras que os pescadores devem seguir, como no caso da proibição de redes, tarrafas e espinheis que não podem ser usadas por pescadores amadores e também da necessidade de se respeitar a captura do peixe no tamanho permitido conforme a espécie.
Para pescadores amadores, o permitido é de 10 quilos, mais uma espécie. Já para os profissionais, 400 quilos por mês. Além disso, não pode pescar menos de 500 metros de cachoeiras e encontro de rios.
Nos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, a proibição à pesca segue o período estabelecido pela União, que se iniciou em novembro e termina em 28 de fevereiro/2022.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP
Fonte: Porto Noticias