Home Porto dos Gaúchos Pistoleiro que participou de assassinato em Porto dos Gaúchos em 1993 é condenado a 16 anos

Pistoleiro que participou de assassinato em Porto dos Gaúchos em 1993 é condenado a 16 anos

3 min ler
0

Em júri realizado na quarta-feira dia 29 de março no Fórum de Porto dos Gaúchos, o pistoleiro Valdez Paes Falcão Foi condenado a 16 anos e 06 meses de prisão pelo assassinato de José de Oliveira Souza, conhecido como “Zélito” em 1993, na cidade de Porto dos Gaúchos. O crime de mando teria sido motivado por uma disputa de terras na região da Cascavel, no interior do município.

Conforme a acusação feita pela Promotoria de Justiça, Valdez Paes Falcão que participou do julgamento de forma remota, foi um dos três pistoleiros envolvidos, que após cometerem o crime, fugiram pela MT-338, “estrada da Baiana”. Durante a fuga, o veículo em que estavam capotou próximo a Simione. Conforme a acusação, Valdez estava dirigindo o veículo com mais dois pistoleiros que já foram condenados pelo mesmo crime em outras ocasiões. Um deles inclusive já é falecido.

A condenação ocorreu no ano em que o crime completa 30 anos, após um longo processo, que contou com anulação de juris anteriores e vários adiamentos. A pena imposta pelo tribunal do júri, que foi formado por 07 mulheres, deverá ser cumprida a princípio em regime fechado.

As juradas não acataram a tese da defesa que tentou desqualificar a acusação da Promotoria, apontando falhas na investigação e conclusão do inquérito feita pelo delegado de Polícia Civil a época. Para a defesa, nenhuma das testemunhas ouvidas no inquérito apontou com clareza a participação de Valdez na cena do crime.

O assassinato de José de Oliveira Souza foi um dos muitos casos de pistolagem que ocorreram na região na década de 90, em meio a conflitos pela posse de terras que dominaram aquela região no interior de Porto dos Gaúchos. A condenação de Valdez Paes Falcão representa um passo importante na luta contra a impunidade desses crimes, e é um exemplo de que é possível fazer justiça e punir os responsáveis, mesmo que eles tenham ocorrido há décadas.

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Integrando a inteligência artificial na cultura corporativa

A transformação digital tem sido um dos motores mais poderosos de inovação e eficiência na…