O candidato ao Governo de Mato Grosso do União Brasil às eleições de 2022, Mauro Mendes, apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 20 páginas, o documento lista uma série de medidas que o candidato pretende adotar se for eleito governador em outubro. Entre elas, estão a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e ampliação do número de estudantes atendidos pelo ensino técnico profissionalizante.
“Estruturamos o plano de governo em quatro eixos. Três eixos reúnem as proposições relativas às políticas públicas direcionadas a impactar de modo concreto a população mato-grossense. Essas atividades finalísticas são sustentadas por políticas instrumentais voltadas à gestão e à sustentabilidade fiscal, cujas prioridades serão agrupadas no quarto eixo”, diz o texto.
Conforme o candidato, o plano de governo se baseia em quatro eixos. O primeiro é a qualidade de vida e desenvolvimento social; o segundo é a infraestrutura; o terceiro é o eixo econômico, tecnológico e ambiental e o quarto é a gestão eficiente e digital.
Em relação aos servidores públicos, o candidato pretende valorizar e qualificar os servidores com programas voltados à eficiência e modernização no setor público, além de criar política de gratificação por desempenho baseada na eficiência e resultado.
No turismo, o candidato quer apoiar investimentos privados, através de linhas de crédito, incentivos fiscais e parcerias público-privadas.
Assistência social
Segundo o plano de governo, é preciso melhorar a qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade social. Para isso, serão construídas cerca de 40 mil casas populares, além de ofertar 80 mil vagas de qualificação profissional social.
“Transferir renda direta ao cidadão em situação de vulnerabilidade alimentar por intermédio do programa Ser Família”, diz trecho.
Infraestrutura
Na infraestrutura, o plano cita a realização de várias obras, como melhorias na infraestrutura aeroportuária estadual, com execução de obras em 15 aeródromos públicos; a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre o município de Água Boa (MT) e Campinorte (GO) para ligação do estado à Ferrovia Norte-Sul.
Além disso, no plano, o candidato pretende entregar 2.600 quilômetros de asfalto novo e 1.500 quilômetros de asfalto restaurado. Entregar 120 pontes de concreto e substituir 1.000 pontes de madeira por bueiros metálicos ou aduelas de concreto nas rodovias estaduais e municipais.
Mauro Mendes quer substituir as pontes de madeira da Transpantaneira, a MT-060, e implantar o BRT em Cuiabá e Várzea Grande.
Segurança
Na segurança, uma das propostas é a criação de vagas no sistema prisional e socioeducativo devido à superlotação em algumas unidades. Na fronteira com a Bolívia, o candidato pretende fortalecer o Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
Além de expandir o programa de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, através da interiorização do “Botão do Pânico”, entre outras medidas protetivas.
Saúde
Na saúde, o candidato quer concluir as obras que já haviam sido começadas, como os hospitais regionais de Juína, Alta Floresta, Confresa e Tangará da Serra, o Hospital Central e o novo Hospital Júlio Muller, bem como reformar as unidades descentralizadas do Cermac, Hemocentro e o Lacen.
Mauro Mendes cita a reestruturação das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a ampliação do programa de cirurgias eletivas.
Educação
Em relação às propostas da educação, Mauro Mendes pretende potencializar ações e projetos para melhorar a qualidade do serviço oferecido, implementar programas de alfabetização, reformular a oferta do ensino médio com integração com a educação profissional e tecnológica e expansão das escolas de ensino médio integral.
“Ampliar o número de escolas que oferecem o ensino integral e de ensino técnico profissionalizante, além de implantar o ensino via metaverso e outras inovações de inteligência artificial”, diz o documento.
Fortalecer a educação das comunidades do campo, indígenas e quilombolas e o financiamento de pesquisa e desenvolvimento.
Meio ambiente
Segundo o plano, Mauro Mendes que implementar estratégia de desenvolvimento sustentável e incentivar o ecoturismo, bem como apoiar iniciativas de uso sustentável da floresta e reduzir os índices de desmatamento.
Além disso, ele pretende aprimorar políticas públicas promovendo o uso racional dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade, gestão dos recursos hídricos e resíduos sólidos e apoiar o uso de fontes alternativas e sustentáveis de geração de energia. Tem consta no documento, fomentar o aumento da área de florestas plantadas e o desenvolvimento de bioinsumos.
No agronegócio, as políticas são voltadas à agricultura familiar. Mauro Mendes pretende dar acesso a mercados para essas famílias e continuar com os programas de fomento, além de atrair novas tecnologias produtivas.
G1-MT